segunda-feira, 16 de setembro de 2019

176- Ousama Game the Animation

Ousama Game The Animation

Este anime que hoje vos trago trata de um de jogo de sobrevivência que envolve o estudante Nobuaki Kanazawa, pelo que a sua turma será igualmente abrangida e condenada a participar nesse mesmo jogo. O chamado de Jogo do Rei obriga à participação coletiva da turma, pelo que os jogadores têm um período de tempo específico para cumprir as ordens do rei. A partida não pode ser abandonada, pois, nesse caso, todos os infratores serão punidos - as ordens do rei são absolutas. Os estudantes recebem as instruções através de SMS's.

Nobuaki foi o único sobrevivente de um Jogo do Rei ocorrido na sua antiga escola, daí manifestar-se abertamente e de um modo alarmante sobre ele à sua nova turma, que começa a receber mensagens no telemóvel, enviadas pelo Rei. Os estudantes demonstram, inicialmente, o seu ceticismo e irritação perante o Jogo do Rei e as atitudes de Nobuaki (que, na ótica deles, eram absurdas, mas ameaçadoras e provocantes). Persuadir uma turma inteira sobre a veracidade de um jogo em que a morte é a punição para quem não segue com as suas regras é uma tarefa evidentemente difícil e a reação agressiva e de desprezo dos alunos é realmente compreensível. Inclusivamente nos poderemos questionar sobre como reagiríamos se alguém nos tentasse convencer disso.
Assim será até que as primeiras mortes misteriosas começam a ocorrer e aí, os estudantes começarão a lutar entre si ou a cooperar para se salvaguardarem, mesmo que isso signifique o sacrifício dos restantes colegas, apesar da sempiterna presença de uma conversa que persuada ao "trabalho em equipa", para que todos sobrevivam.

De algum modo não clarificado, o Rei, de identidade desconhecida, possui omnisciência sobre todas as ações executadas pelos jogadores e tem igualmente a capacidade de os matar, tanto pela infração das regras do jogo, como pela abstenção na participação na partida ou pela seleção de pessoas que deverão morrer, por parte de outros colegas que são impingidos com esse mesmo desafio. Ocorrem punições mortais, desde o sufocamento, decapitação, desmembramento a ataques cardíacos.

O Jogo do Rei iniciou-se trinta anos antes do tempo presente no anime, na Vila Yonaki, pelo que, em consequência do decorrer da partida, tornara-se num local desabitado. Posteriormente, o Jogo começou a ser transmissível através de aparelhos eletrónicos, como computadores e telemóveis, devido ao aprimoramento da comunicabilidade que esses instrumentos proporcionam, o que facilita a dispersão do seu vírus - ao que, inclusivamente a comunidade científica no anime alega que o Jogo é transmitido por um vírus específico. Duas colegas de Nobuaki (que eram irmãs), Chiemi Honda (que faleceu no primeiro jogo em que o protagonista participou, na sua antiga escola) e Natsuko Honda (que foi a única sobrevivente de um Jogo anterior e participa no atual) nasceram nessa mesma vila e possivelmente terão igualmente contribuído para a disseminação do seu vírus.

Como já puderam constatar, Ousama Game é um anime com um enredo realmente caricato e algo que confuso, tanto que os próprios produtores também parecem confundir-se naquilo que estão a fazer. Como por exemplo, quando Nobuaki telefona a todos os seus colegas para não atenderem mais os telemóveis nem lerem as mensagens (porque podiam ser do Rei) e, no episódio seguinte (mas ainda a mesma noite que no episódio anterior), os colegas voltam a comunicar por via telemóvel e lêem as mensagens do Rei. Ou quando o cenário apresentado de há 30 anos atrás, na vila Yonaki, mostra uma fotografia do pai de Chiemi e Natsuko, com estas, ainda bebés, nos braços... portanto, enquanto que elas deveriam ter mais de 30 anos, são ainda alunas comuns no liceu.

Isto entre tantas outras incoerências que são detetáveis ao longo do anime.
Há ainda imensas questões que ficam no ar, como por exemplo, quem é o Rei? Como se arquitetou, originalmente, o Jogo do Rei? Como é que um vírus se propaga através de mensagens, tanto por carta como por mensagens digitais? Como é que os perdedores do jogo são decapitados ou desmembrados? Será magia ou usam-se vectores à lá Elfen Lied? Como é que a roupa e o cabelo da personagem Ria Iwamura não arderam quando ela incendiou? E como é que ela permanece tão calma enquanto incinera? Além disso, os vários momentos de drama e as mortes dos jogadores acabam por não ser assim tão dramáticas, mas antes muito toscas, rídiculas e cómicas (no pior sentido). E existem tantas, mas tantas personagens em simultâneo que é praticamente impossível dar conta de todos os seus nomes e sentir qualquer empatia por elas - eu próprio esperei que morressem de forma cruel, para poder colocar boas imagens nesta postagem.

Contudo, apesar de todas as inconsistências que existem neste anime, diria que, pelo menos, nos primeiros episódios, é ainda capaz de demonstrar alguma seriedade no seu enredo, embora este decaia totalmente nos seguintes capítulos. Ainda que hajam imensas pessoas que categorizam o Ousama Game de forma bastante pejorativa, creio que não seja um anime tão revoltante de ver e tão mau ao ponto de incentivar o ódio dos seus expetadores. Há alguns analisados aqui no blog que serão 100 vezes mais hediondos e odiosos do que o Ousama Game é e alguma vez será.


Imagens:






Vídeo:


E não podia terminar esta postagem sem partilhar convosco o épico tema de abertura do anime, honestamente, um dos seus poucos momentos altos:


Podem assistir o anime no Anitube.

Sem comentários:

Enviar um comentário