sexta-feira, 6 de setembro de 2019

173- Black Lagoon



Black Lagoon aborda a história de um jovem adulto japonês, Okajima Rokurou, funcionário da empresa Indústrias Asashi, que, numa viagem ao Sudeste Asiático para entregar um disco que continha informações importantes relativamente ao concebimento e utilização de armas nucleares, é raptado por um grupo de máfia, conhecido como Black Lagoon. O disco, encontrando-se nas mãos do Black Lagoon, seria enviado para os agentes da máfia russa do Hotel Moscovo, seus superiores, sediados na fictícia cidade tailandesa de Roanapura, enquanto que Okajima seria resgatado pela sua empresa; contudo, os dirigentes desta eventualmente falsearam a morte de Okajima e impuseram a sua extradição para o leste da China, em favor da segurança da empresa e respetivos funcionários, oferecendo-lhe regalias para o seu novo emprego.

Contudo, Okajima irá abandonar o seu modo de vida anterior para ingressar na criminalidade, aliando-se aos Black Lagoon. Passará a ser conhecido pela alcunha de "Rock" e opera em conjunto com os restantes membros da organização: Revy, Dutch e Benny.
Revy (Rebecca) é uma pistoleira nata, de origem sino-americana, também conhecida como "Two Hands", pela sua habilidade de manusear e disparar com armas de fogo com as duas mãos. De carácter impetuoso e agressivo, Revy aparece sempre pronta para a batalha, sendo dotada de uma notável perícia na dominação das armas. Embora inicialmente cética e belicosa relativamente a Rock, irá eventualmente nutrir um sentimento de respeito e admiração, que se denota com superior evidência na segunda temporada, "The Second Barrage", em virtude das várias missões em que colaboram juntos, ao longo de um ano.
Dutch é um ex-militar norte-americano, de um carácter mais dócil e clarividente, sendo o chefe da companhia e o responsável pelo desempenho dos processos de negociação que a envolvem. É igualmente perito no manejo das armas, embora não recorra às mesmas tão frequentemente, pelo que surge antes como o dirigente das atividades da companhia.
Benny, também de origem norte-americana, era um universitário na Flórida, especialista em informática, capacitado de penetrar por redes informáticas alheias, saquear informações relevantes e conceber códigos morse e cartografia digital. Tal como Rock, Benny evita utilizar armas, revelando um comportamento pacato e afável.

Conforme supracitado, a Black Lagoon é aliada aos interesses e ordens do Hotel Moscovo, liderada por Balalaika, havendo uma lógica de mutualidade de respeito e cooperação entre ambas. Dentro das diversas missões em que incorrem, a Lagoon exerce, com maior destaque, tráfico de mercadorias clandestinas, como armas, drogas, objetos preciosos e humanos, bem como o desmantelamento de outras organizações clandestinas rivais e potencialmente subversivas à Lagoon, conforme o caso da União Socialista Ariana (organização neo-nazi norte-americana) ou o grupo Washimine (Yakuzas). Lagoon e Moscovo operam em Roanapura, onde convivem com outras organizações criminosas, conforme o caso das máfias italiana, chinesa e colombiana, sendo uma cidade onde o crime impera e não observa quaisquer restrições à sua atividade.

O Hotel Moscovo é composto por militares russos (sendo a própria Balalaika uma militar) que participaram na invasão soviética do Afeganistão, denotando-se a sua perspicácia e rigidez nas atividades belicistas que as missões da companhia exigem. O modus operandi do Hotel Moscovo é mais fortemente destacado na segunda temporada, a qual conta igualmente com uma maior participação de Rock e Revy nas missões que se lhes investem, onde se nota o amadurecimento e transformação de ambas as personagens. Enquanto que Revy assume um comportamento mais moderado e astucioso diante das missões, Rock desenvolve uma personalidade relativamente mais fria e realista em comparação com a primeira temporada, na qual se denotava a boa fé e confraternidade nas suas ações, mesmo para com os adversários e reféns e procurando igualmente persuadir a equipa a agir de um modo semelhante. Adicionalmente, enquanto que na primeira temporada, o quarteto supramencionado se encontra sempre presente e é apresentado um panorama genérico das atividades da Lagoon, em "The Second Barrage", Benny e Dutch surgem como que personagens secundárias.

Ao contrário de outros animes mencionados no blog, como "Elfen Lied" ou "Blue Gender", o Black Lagoon não apresenta um seguimento de enredo único ao longo da sua história, mas antes uma série de enredos vários, vinculados à temática fundamental do anime, à semelhança de "Devilman" ou "Violence Jack", sendo que estes mesmos enredos prolongam-se por, geralmente, entre 3-5 episódios.
Como uma nota final, faço questão de destacar as várias referências históricas e culturais relevantes que são feitas ao longo do anime, desde a menção de elementos relativos à história do nazismo, a guerra do Afeganistão e a ícones da literatura, música e filosofia, como Edgar Allan Poe, Jimi Hendrix e Heidegger, por exemplo, o que torna a visualização do anime bastante mais cativante e interessante, complementando-se com épicas doses de ação e violência.


Imagens:






Vídeo:


Poderão assistir o anime completo no Anitube.

Sem comentários:

Enviar um comentário