sábado, 21 de setembro de 2019

179- Riki-Oh

https://cdn.myanimelist.net/images/anime/11/57433l.jpg
Viva!
Antes de mais, quero anunciar-vos que este será o último anime apresentado no blog em 2019. As férias estão a terminar e irei iniciar as aulas muito brevemente. Espero que todos tenham gostado dos animes que fui analisando no verão, apesar de relativamente poucos, da mesma forma de como eu gostei de os assistir e analisar. Foi como que uma viagem ao passado, tanto pelo facto de ter recomeçado a ver animes, após uma longa pausa, tanto por ver o Animesgorept de volta à atividade e animado de novo, tendo sido uma experiência verdadeiramente gratificante. Para o ano, se tudo correr bem, terei novos animes para apresentar no blog, portanto, continuem connosco. Podem, igualmente, sugerir outros animes que ainda não tenham sido analisados por cá, nos comentários ou nas caixas de chat.

Riki-Oh é um anime de dois OVAs, em que cada um destes apresenta um cenário distinto. O primeiro desenrola-se num estabelecimento prisional, marcado pela violência por entre os prisioneiros mais fortes e ameaçadores, que possuem uma posição de vantagem relativamente aos seus congéneres indefesos, pela sua agressividade e facilidade de suborno das autoridades policiais. Os integrantes da Yakuza exerciam soberania em diferentes compartimentos deste sistema prisional, sendo os responsáveis pelo mantimento dos prisioneiros e a sua salvaguarda, de acordo com as suas conformidades, bem como pela manutenção das plantações de ópio, que posteriormente será comercializado em grandes escalas. Isto correlaciona-se com o aprisionamento do protagonista, Riki-Oh Saiga. Ele foi detido após assassinar um integrante da Yakuza, a qual tinha sido indiretamente responsável pela morte da sua namorada. A esta, foram-lhe conferidos medicamentos ilegais e de baixa qualidade, à base do ópio, durante o seu internamento, uma prática que permite o enriquecimento de redes de tráfico de droga, sob as quais os governos mundiais possuem interesse e ingerência. Estes adquirem reservas de ópio em grandes quantidades e não demonstram qualquer preocupação ética e humanitária pelo favorecimento desse negócio. Riki procura, acima de tudo, desmantelar a organização e zelar pela segurança dos restantes prisioneiros. Riki é dotado de uma força sobre-humana, sendo capaz de esmagar qualquer oponente ou de demolir muros com os seus próprios punhos. Por isso, é observado como uma ameaça por entre os circuitos criminais na prisão, que pretendem manter a sua hegemonia, possuindo-o como um alvo urgente a abater. Do mesmo modo, a eliminação dos prisioneiros arruaceiros aliados da Yakuza , por parte de Riki, impedir-lhes-ia a chance de exercerem a sua influência conforme pretendessem, perante os restantes presidiários e conservar as plantações de ópio.

No segundo OVA, é explorado o passado de vida do protagonista. Riki foi adotado pela família Saiga e após o falecimento da sua mãe, restara-lhe apenas o seu irmão mais novo, Nachi, como o último familiar de sangue que possui, pretendendo encontrá-lo a todo o custo. Os irmãos foram separados durante a infância, quando Riki aceitou tornar-se filho de um integrante dos Saiga.
O seu mestre, Chou Zenki, dissera-lhe que Nachi se encontrava num local denominado de "Cabo", onde existem usinas nucleares, em que se produzem combustíveis, energia nuclear e armamento, pelo que essas usinas são aproveitadas por parte de grandes empresas autonomizadas, acima dos governos, que se reúnem no Cabo. Para orientar Riki na sua jornada, Chou aconselha-lhe o contacto com os seus Sete Discípulos, que se encontram nessa área, sendo estes denominados de Longinus, estando responsáveis por travar o "Plano de Deus". Este será encabeçado por Nachi, que, de facto, possui a autoridade suprema por entre este aglomerado de empresas em torno do Cabo. O Plano de Deus consiste em conceber o Armagedão, que levará à aniquilação de toda a raça humana, exceto dos Homens seleccionados por Deus para sobreviver.
Esses indivíduos serão levados para o espaço, onde passarão por uma transformação e renascem como Verdadeiros Humanos. Uma vez ressuscitados, estes Homens sobreviverão ao apocalipse e garantem o repovoamento da Terra, em uma humanidade fortalecida, livre da peste, guerra e fomes - o chamado de Reino de Deus. Esses indivíduos são identificáveis pelas marcas que possuem nas mãos: Nachi, que apresenta uma suástica hindu e Riki, a estrela de David, sendo estas as fontes dos seus respetivos poderes sobrenaturais. Enquanto que Riki possui uma extraordinária força física, Nachi domina os poderes psíquicos, podendo demolir edifícios ou causar desastres naturais através da mente.

O que acontece é que, neste segunda parte, o enredo não é muito bem clarificado, o que poderá ter a ver com a incapacidade dos produtores em adaptar para anime a totalidade do respetivo arco do mangá, com a condicionante de ter apenas 45 minutos de duração. Existem várias personagens, cujas histórias não são devidamente mencionadas, como é o caso do mestre Chou, os dirigentes do Cabo e os Sete Discípulos (quando, na verdade, aparece apenas um deles), bem como algumas partes relativamente insólitas, como quando Riki aceita tornar-se filho de um homem misterioso que lhe aparece pela frente e deixa Nachi sozinho na floresta, enquanto brincavam às escondidas. Tirando todas estas partes inusitadas, o anime destaca-se principalmente pelas secções de luta, repletas de violência descomunal, sem dúvida um dos seus elementos de maior entusiasmo.

Imagens:






Vídeo:


Podem assistir o primeiro OVA no Youtube, legendado em inglês e o segundo, em português, no Superanimes.

3 comentários:

  1. Hey,

    Do you know anything about a gore anime where 9 highschool girls are trapped in a bathroom?

    Thanks!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello, sorry for the late reply, I've been busy lately.
      I've just started to search about something like that and I was redirected to many reddit and 4chan posts, mentioning a possibly lost anime from the 80's, with that same plot you described. Apparently, it goes by the title of "Saki Sanobachi" or "Go for a Punch".
      There's an extensive investigation about it on Reddit, and while it sounds like some type of creepypasta stuff, it might possibly be real: http://www.reddit.com/r/lostmedia/comments/ahk64c/searching_for_go_for_a_punch_an_horrifying_anime/

      Eliminar