quinta-feira, 19 de setembro de 2019

178- Goblin Slayer


No universo de "Goblin Slayer", existe uma multiplicidade de seres e personagens, cada qual com as suas próprias habilidades de combate - desde cavaleiros e soldados convencionais a feiticeiros, elfos, anões e animais antropomórficos, responsáveis lutar contra entidades que ameaçam o bem-estar das populações: ogres, ratos e insetos gigantes, trolls, dragões e, evidentemente, goblins, pelo que algumas destas poderão constituir um sistema hierárquico entre si, de acordo com as suas aptidões. Podemos observar, por exemplo a presença de goblins pequenos e travessos, comuns, bem como goblins campeões, xamãs ou soberanos, que são bastante maiores e mais poderosos, com meios de ofensiva e defensiva superiores aos do goblin genérico. Estas criaturas são conhecidas por investirem em hordas, pelo que atacam gado, destroem colheitas e sequestram raparigas jovens e mulheres, no intento de se reproduzirem e satisfazerem os seus prazeres maliciosos.

A necessidade de eliminar estas diversas ameaças convertem-se em missões, que são confiadas aos diversos combatentes, denominados de "aventureiros", que são devidamente recompensados. Estes registam-se, recolhem as missões e são premiados numa Guilda, que serve igualmente como ponto de encontro entre si. Os aventureiros são demarcados pelos pingentes que levam consigo, sendo esses concebidos de materiais específicos, que identificam o seu nível: por exemplo, a porcelana é dada aos iniciantes, enquanto que o ouro ou platina aos avançados e a prata, que é o nível máximo, aos veteranos - geralmente, os premiados com o rank de prata ocupam-se de combater contra inimigos maiores e mais agressivos, como dragões ou trolls; contudo, esse não é o caso de um dos protagonistas do anime, Goblin Slayer, um indivíduo que envereda sempre a sua armadura e somente aceita missões para matar goblins.

A sua aversão a esses seres surge como uma consequência dos eventos conturbados do seu passado, quando uma horda de goblins atacou a sua vila, levando à sua destruição e ao massacre dos residentes, incluindo a sua própria família. Desde então, firmara um voto em como iria aniquilar todos os goblins que conseguisse. As suas tácticas militares passam não só pelo uso tradicional da espada e escudo, mas também pela preparação de armadilhas ou a incineração dos seus ninhos, entre outros meios à sua disposição, passíveis de eliminar o maior número de goblins possível durante as suas missões, onde demonstra a sua perícia e pragmatismo. Porém, os restantes combatentes reunidos na Guilda comummente fazem troça dele, devido ao facto de ele se ocupar unicamente de matar goblins, mesmo sendo um guerreiro galardoado com prata, pois estes eram amplamente considerados como meras criaturas fracas e estúpidas

Goblin Slayer conhecera, casualmente, uma jovem sacerdotisa numa caverna, quando esta iniciou a sua primeira missão. O grupo com que se tinha juntado foi derrotado inesperadamente por uma horda de goblins, pelo que coube a GS salvá-la. A sacerdotisa tem a habilidade de fazer feitiços de proteção contra os adversários, bem como de cura, embora sejam em número limitado. Ela irá juntar-se, daí em diante, a GS, no decorrer das seguintes missões.
Posteriormente, GS é requerido para auxiliar uma equipa constituída por uma Elfa, um Anão e um Homem-lagarto, numa missão para, obviamente, matar goblins. Cada uma destas personagens possui igualmente um potencial próprio: A Elfa, além de possuir uma sensibilidade auditiva aprimorada, que lhe permite detetar potenciais adversários à distância, destaca-se igualmente pela sua impressionante perícia no manejo do arco e flecha. O Anão, por sua vez, domina as artes mágicas, podendo utilizar pedras para atacar o adversário ou produzir uma névoa mágica para que os inimigos desmaiem temporariamente. Por último, o Homem-lagarto também usa a magia, para criar guerreiros reptilianos e armas, através de amuletos de ossos de répteis. É dotado igualmente de uma imponente força física.

A origem dos goblins não é clarificada no anime, pelo que coexistem diversas versões contadas pelas personagens. Ainda que eles se possam reproduzir com humanos, existem as teorias de que os goblins são originados quando uma criança se porta mal (sendo esta uma história contada pelos adultos, de maneira a evitar maus comportamentos por parte das crianças) ou quando as pessoas sentem inveja - isto acontece porque foi pela sua inveja para com os humanos que os goblins desceram da Lua verde (que aparece no anime) à Terra, uma vez que esse astro era um local inóspito.
Posteriormente, descobre-se que os goblins também podem passar para a Terra através de um espelho mágico, localizado no subsolo de uma cidade, estando protegidos por uma criatura que ataca, imediatamente, tudo aquilo que aparecer na sua frente. O Demónio-Rei, uma entidade maligna suprema, possuía os goblins como seus súbditos e apesar de ter sido aniquilado por um grupo de heroínas, eles continuam a existir.

Em suma, Goblin Slayer é um bom anime, principalmente no que toca aos momentos de batalha e estratégia militar, bem como no desenvolvimento das personagens. Diria que peca principalmente por alongar algumas partes mais entediantes de diálogo entre as personagens, mas não creio que seja um problema tão grave assim.


Imagens:






Vídeo:


Poderão ver este anime no Anitube.

Sem comentários:

Enviar um comentário