sexta-feira, 2 de setembro de 2022

218- The Dark Myth

The Dark Myth, também conhecido como Ankoku Shinwa é um pequeno OVA de dois episódios de temática mitológica. O anime desenrola-se na era quotidiana, num período em que Suzanoo, o deus das trevas do folclore japonês, ameaçava despertar e semear o caos na humanidade.

Simultaneamente, o nosso protagonista, um jovem rapaz chamado Takeshi Yamato, engaja numa empreendimento, com Koizumi, um conhecido do seu pai. O pai de Takeshi tinha sido assassinado, sob circunstâncias misteriosas, quando ele era ainda uma pequena criança. Koizumi assume que o pai de Takeshi estava envolvido numa investigação para encontrar um lendário tesouro no subterrâneo. De acordo com o folclore japonês, um lorde chamado Koga Saburo chegou a encontrar esse tesouro, mas não conseguiu regressar à superfície, pelo que ficou encarregue de proteger esse tesouro, daí em diante.

Será num acidente de carro, ocorrido após esta busca ao tesouro, que Takeshi é transportado, temporariamente, para uma dimensão paralela. Aqui, ele descobre a sua verdadeira identidade e destino, enquanto Átman, reflexo mundano do Bramã, que, na mitologia hindu, representa o absoluto, que controla o tempo e o espaço. Takeshi é, assim, incumbido da missão de combater o deus das trevas.

Atentos ao iminente ressurgimento de Suzanoo, o Clã Kikuchi, constituído por várias famílias, descendentes dos primeiros povos a habitar o Japão, cuja existência remonta ao século IV aC, pretende travar a ameaça que o deus das trevas representa. De momento, liderado por Kazuhiku Kikuchi, este procura, adicionalmente, encontrar o predestinado sucessor a esta linhagem, a quem caberá a missão de combater Suzanoo. Este sucessor do clã será Takeshi, também identificado como tal pelas cicatrizes que lhe surgem no corpo, que se assemelham a uma cabeça de cobra. Essas cicatrizes são marcas sagradas, provocadas pelos deuses e evidenciam a legitimidade de Takeshi como sucessor ao Clã. Além disso, os seus pais são também descendentes de uma antiga linhagem, dos primeiros povoadores do Japão.

Acontece que Takeshi se revela cético e desinteressado desta sua missão messiânica, tendo sido como que forçosamente inserido no meio desta tempestade. Consciente da catástrofe que o ressurgimento de Suzanoo significaria para a humanidade, Takeshi vê-se num autêntico conflito interno, entre o seu desejo de voltar para casa e ter uma vida normal e o seu monumental ofício de salvaguardar a Terra das forças das trevas.

Numa nota final, The Dark Myth é um anime interessante, certamente apreciado por pessoas que conheçam ou gostem de mitologia asiática. No decorrer dos dois episódios, são feitas várias referências à história e mitologia japonesa, chinesa e indiana, o que é compreensível, uma vez que uma parte significativa da cultura mitológica japonesa adveio, historicamente, da importação desses mesmos princípios a partir do Sudeste Asiático continental. Acontece que todas estas menções são feitas frequentemente, o que pode soar bastante constrangedor ou desmotivador para pessoas que não estão familiarizadas ou interessadas no assunto. Daí, certamente, a reputação tão negativa que este anime tem, pelo que considero, pessoalmente, que pode ser necessário rever os dois episódios, para se compreender e consolidar melhor a sua história, em conivência com todas as referências históricas e mitológicas que nos são apresentadas.


Imagens:

  

 

Podem assistir os dois episódios conjuntos no vídeo abaixo. É uma das únicas fontes em que o anime está disponível, completo, para ser assistido. Poderão ativar as legendas automáticas do Youtube para português ou inglês:

Sem comentários:

Enviar um comentário