domingo, 28 de agosto de 2022

217- Deatte 5-byou de Battle

No universo de Deatte 5-byou de Battle, também conhecido como "Battle Game in 5 Seconds", várias pessoas são selecionadas ao acaso para integrarem um experimento de poderes especiais, concebido sob forma de um jogo de combate, segmentado em diferentes programas. Estas pessoas são para aqui trazidas por uma enigmática mulher chamada Mion, que opera como que a anfitriã deste programa, estipulando todas as regras a seguir pelos participantes. Neste contexto, cada participante possui um poder especial único que poderá ativar e utilizar em combate. Todos os participantes foram removidos do registo nacional, constando como mortos, no mundo real, ainda que muitos estejam convencidos e determinados a regressar para casa.

Neste aglomerado de participantes, temos os protagonistas da nossa história: Akira Shiroyanagi e Yuuri Amagake. Akira é um amante de videojogos e perspicaz estrategista, que se revela desinteressado do mundo e da rotina aborrecida que segue diariamente. Akira detém um poder verdadeiramente insólito, a que se atribui a designação de "sofista": o seu poder é aquele que o seu adversário pensa ser. Frequentemente, Akira faz uso do poder de disparo de canhão (o mesmo poder de Mion), uma vez que grande parte dos participantes acredita que Akira tenha este poder, pois já o viram a utilizá-lo. Desta forma, o poder que Akira detém depende diretamente da sua capacidade de convencer os seus adversários acerca da sua posse de certo poder, o que exige, dependendo das situações, boas competências de persuasão ou de manipulação.

Daí a designação de "sofista", referente aos homens políticos da Grécia Antiga, que procuravam convencer os populares das suas competências governativas, através do poder da palavra, ainda que isto nem sempre fosse feito da maneira mais genuína.

Yuuri, por sua vez, é fruto de uma infância e adolescência conturbada. A sua mãe frequentemente relaciona-se com homens mal intencionados e, desta vez, Yuuri ficará a cargo de tomar conta da filha de um companheiro da mãe, uma menina chamada Riria, vítima de abuso parental. O reencontro com Riria é precisamente aquilo que motiva Yuuri a escapar deste programa e regressar ao mundo real. O seu poder é o de quintuplicar as suas habilidades físicas, dando-lhe uma considerável vantagem em combates corpo a corpo.

No entanto, os participantes não podem utilizar sempre os seus poderes. Enquanto não forem autorizados a usá-los, têm os seus poderes selados com umas algemas. Assim que Mion dá ordem para um desafio começar, as algemas desativar-se-ão em cinco segundos, permitindo aos participantes que utilizem os seus poderes - daí o título do anime.

Neste novo mundo, Akira e Yuuri deparar-se-ão com aliados e inimigos, que potencializarão os seus poderes ao máximo, com vista a alcançarem os seus objetivos. Os participantes organizar-se-ão em equipas e, inclusivamente, em comunidades próprias, nas quais espelham os seus ideais coletivos, de entreajuda e autossuficiência, ou de expansionismo territorial e subjugação dos adversários. Neste cenário de embate latente, avizinha-se um violento conflito, que ditará o destino das nossas personagens e o rumo do experimento; conflito este que será parte do penúltimo programa deste experimento. Porque sobre o último (até ao momento), pouco se sabe. Existem algumas referências sobre uma segunda temporada, algo que também ficou implícito no último episódio do anime, mas não há grandes informações sobre o que aí virá, futuramente.


Numa nota final, Deatte 5-byou de Battle é um ótimo e viciante anime, bastante fácil de assistir. Ao contrário de outros animes isekai mais conhecidos, como o caso de Re:Zero, o nosso protagonista masculino apresenta-se logo como um indivíduo sério e bastante inteligente e perspicaz, o que surge como uma lufada de ar fresco para este género. Desta forma, Deatte desenvolve-se num enredo inteligentemente concebido, ainda que alguns aspetos não tenham ficado muito bem clarificados. Como por exemplo, a conotação de "adversário", essencial para Akira ativar o seu poder, não parece estar bem delineada, uma vez que ele também consegue usar a sua habilidade quando uma pessoa de sua confiança se convence de que ele possui certo poder.


Imagens:

 



Vídeo:


Poderão assistir o anime no Goyabu.

2 comentários:

  1. Esse anime e ótimo? E um dos piores que eu já vi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,suponho que seja uma questão de gostos. Eu até gostei, não é nada de extraordinário, mas até é bonzinho.

      Eliminar