domingo, 4 de setembro de 2022

219- Lily C.A.T.


A história de Lily C.A.T. ocorre no futuro, no ano de 2264. Estamos perante uma era de exploração espacial, que envolve o destacamento de tripulações para estudar corpos celestes a anos-luz da Terra. Para agilizar este processo, foi concebida uma tecnologia que mantém os tripulantes num sono profundo, durante o período em que a viagem se realiza. Esta tecnologia impede que os tripulantes envelheçam de acordo com o período de viagem, pelo que, numa jornada de 20 anos, envelhecem apenas um mês nas suas vidas. E durante este momento de hibernação, a nave espacial opera por conta própria, inclusivamente recolhendo amostras de entidades celestes que estejam a vaguear pelo espaço.

Neste caso em específico, a Corporação Syncam lança a Saldes, uma tripulação constituída por pessoas de diversas partes do globo, em direção ao exoplaneta LA-03, com o objetivo de estudá-lo. Mas será precisamente durante a viagem que a nave espacial deteta um corpo sólido, rochoso extraterrestre, capturando-o e diluindo-o no interior do compartimento do líquido de hibernação. Logo que o período de hibernação cessa e os tripulantes acordam, este detrito ter-se-á já espalhado pelo sistema de ventilação da nave, fazendo disseminar uma misteriosa doença que contaminará a tripulação.

Esta é uma doença de foro respiratório, que desde logo intriga os tripulantes, pelo facto de os cadáveres dos infetados desapareceram no ar, deixando apenas as roupas para trás. Além disso, a tripulação recebe uma mensagem gravada da sua central, desde a Terra, a dar a informação de que dois tripulantes entraram utilizando identificativos falsos. No momento em que se dariam a conhecer quais os impostores, a mensagem gravada é cortada - eis que se instala um clima de desconforto e desconfiança por entre os integrantes da Saldes, numa tentativa de identificação dos farsantes. Situação esta que se adensará assim que aquela misteriosa bactéria espacial começa a ceifar vidas.

Como se não bastasse, a nave começa, progressivamente, a despedaçar-se. A fragmentação da nave ocorre de forma programada, como forma de lhe conferir mais propulsão e mobilidade, permitindo-lhe completar a sua missão de estudos e transferir informação para a Terra, mesmo que isso custe a vida dos tripulantes. Perante todo este rol de azares funestos, caberá aos integrantes da Saldes encontrar alguma oportunidade para garantirem a sua sobrevivência, a anos-luz de distância das suas casas - e, de preferência, regressar, em segurança, à Terra.

 

Imagens:

  


Podem assistir o filme completo, legendado em português, através do Youtube.

Sem comentários:

Enviar um comentário