domingo, 14 de agosto de 2022

213- Tenkuu Shinpan

A história de Tenkuu Shinpan começa com a nossa protagonista, Yuri Honjou, no terraço de um prédio alto, a telefonar, desesperadamente, para os seus pais, em busca de socorro. Yuri não sabe como foi lá parar, tendo estado na escola até ter sido como que teletransportada, misteriosamente, da sala de aula para este prédio. Um edifício altíssimo, a muitos metros de altitude da terra firme, aparentemente inescapável, somente conetado a outros edifícios circundantes por pontes suspensas com pouquíssima segurança.

Eis que, através de uma chamada telefónica por parte do seu irmão, Rika, Yuri percebe que não está sozinha naquele local. O seu irmão estaria por lá, algures, assim como uns outros estranhos indivíduos, armados com armas de fogo ou brancas, que ostentam uma máscara.

Estes indivíduos, chamados corriqueiramente de "Mascarados" estão sob o controlo de uma entidade desconhecida, que emite os seus comandos através da parte interior da máscara. Estas máscaras conectam-se diretamente com o cérebro dos utilizadores, privando-os do seu raciocínio e senso comum próprios, em favor das ordens que são comandados a fazer. O objetivo destes Mascarados é conduzir os humanos neste complexo predial ao desespero, ao ponto de cometerem suicídio; ou seja, à partida, não pretendem ser eles a assassinar as pessoas, pelo menos, não diretamente.

Os ditos Mascarados são, na verdade, denominados como "Anjos", e existem Anjos com as mais variadas características - desde um açougueiro, um jogador de basebol e um misterioso homem que carrega sempre consigo uma espingarda, e que aparenta possuir algum tipo de relação com Rika. Após um ataque de granada, em que a sua máscara fica danificada, este anjo-atirador recupera, progressivamente, a sua consciência humana e as suas memórias, diferenciando-se, desde logo, dos restantes anjos, o que o tornará numa personagem de crucial importância no enredo do anime.

Através desta sua prerrogativa, os Anjos serão responsáveis por levar à morte os humanos comuns, mas de evitar matar pessoas que são tidas como "próximas de Deus". Isto porque, o intuito deste mundo é a criação de um Deus completo, logo que qualquer humano que seja assumindo estando potencialmente próximo a esse objetivo deverá ser poupado.

Perante este mundo repleto de mistérios e de Anjos que ameaçam a sua vida, do seu irmão e de outras pessoas, Yuri pretenderá matar o máximo possível de Anjos e reencontrar-se com Rika, o quão breve possível. Nesta sua missão, conhecerá uma outra moça, também aprisionada neste mundo, chamada Mayuko Nise, que se tornará numa aliada sua.


Apesar de ter um enredo promissor, Tenkuu Shinpan deixa muito a desejar. Desde cedo que ocorrem algumas inconsistências, que deixam um expetador bem confuso, como por exemplo, quando há Anjos que já não se preocupam em conduzir as suas vítimas ao suicídio, mas antes, em matá-las no momento. Outros aspetos ficam muito mal contados, deixando algumas lacunas que certamente só quem leia o mangá perceberá: a história dos humanos próximos de Deus, por exemplo, é revelada a metade, ficando no ar algumas questões sobre o que é que define alguém como sendo próximo de Deus. 

Além disso, as protagonistas femininas parecem mudar de personalidade a cada 10 segundos, em um conjunto de atitudes que desafiam o básico da lógica humana, vazios estes que se quer preencher com breves cenas de conteúdo erótico. Não querendo enveredar num argumento anti-ecchi, a verdade é que há imensos animes do género que conseguem apresentar personagens femininas de boa mente e físico. Já para não falar das cenas de mortes, que, de tão forçadas e absurdas, chegam a ser mais cómicas que chocantes.

Em suma, este anime é bastante fraco e não vos recomendo a que percam o vosso tempo com isto. Se quiserem ver um bom anime de luta pela sobrevivência, optem pelo Btooom! ou Danganronpa. Isto não vale a pena.


Imagens:

 

 

Vídeo (da autoria de Shiroi Kodo):

 

Podem ver o anime no AnimeFire.

Sem comentários:

Enviar um comentário