domingo, 7 de agosto de 2022

212- Re:Zero


De certo que alguns de vós terão pensado neste anime quando dei aquela dica no final da publicação sobre o Ga Rei: Zero. A verdade é que, ainda há alguns anos atrás, confundia bastante ambos os animes, por terem um nome muito semelhante. Nada melhor para findar com essa confusão que assistir os dois animes em questão e saber como diferenciá-los. Mais conveniente é o facto de ambos serem elegíveis para o blogue.

A história de Re:Zero tem início quando o protagonista, Natsuki Subaru, sai de uma loja de conveniência, após um dia inteiro a jogar videojogos e é transportado, de supetão e misteriosamente, para um mundo desconhecido - um reino conhecido como Lugunica. Aparentando estar uma cidade medieval ou moderna, onde convivem humanos e meios-humanos, Subaru acredita ter sido enviado, como protagonista, para um mundo análogo ao dos videojogos de RPG, aos quais estava já acostumado. 

No entanto, o nosso protagonista vê-se rapidamente numa situação de desvantagem: não saber ler, nem escrever o idioma de Lugunica e não tem poderes especiais que lhe garantam uma chance contra os seus eventuais adversários. Pode, além disso tudo, sentir dor e morrer - e quando menos esperava, Subaru depara-se com um grupo de rufias que o atacam. Mas será atempadamente salvo por uma rapariga-elfo, Emilia, a quem se juntará, como forma de agradecimento, numa busca pelo seu brasão roubado. O nosso protagonista suspeita quem terá sido a ladra - uma moça chamada Felt, levando-os a fazer uma investigação intensiva por Lugunica, sem sucesso inicial.

Eventualmente, receberão informações do esconderijo de Felt, situado num bairro de lata, nas periferias de Lugunica. Subaru e Emilia dirigir-se-ão até aí, mas será Subaru a entrar no esconderijo e a confrontar-se com Felt. Para sua surpresa, Subaru depara-se com um cenário macabro no interior do esconderijo, onde vê um velho desconhecido mutilado; eis que Subaru e, logo de seguida, Emilia serão mortos por uma mulher misteriosa. E, logo a partir daqui, Subaru regressa a um dos momentos pelos quais passara antes, de frente a um merceeiro de fruta. Acontece que ele não perde as suas memórias, pelo que procura remediar a situação de morticínio final de várias maneiras - a maioria delas, frustradas.

Esta capacidade de Subaru em regressar atrás no tempo sempre que morre aparenta-lhe ser a sua habilidade especial neste novo mundo. Ele menciona este fenómeno como sendo o "retorno através da morte" e a razão pela qual acontece é-lhe desconhecida. Todavia, Subaru nunca consegue relatar esta sua habilidade misteriosa para outras pessoas, ao que sente sempre um súbito aperto no peito que lhe impede de terminar a frase. E também intensifica o seu odor fétido, que os residentes de Lugunica identificam como sendo o cheiro da odiada e temida Bruxa da Inveja. Como tal, quando este cheiro se adensa e dispersa no ar, atrai demónios, conhecidos como Majuus, para perto de Subaru.

Não perdendo as suas memórias durante este processo, Subaru poderá sempre encontrar alternativas para contornar uma situação pesarosa, como forma de se salvar a si, aos seus amigos e aliados. É, no entanto, um procedimento muito esgotante, mentalmente falando, uma vez que Subaru frequentemente vê-se, a si, e aos seus, a ser massacrados, levando-o a sofrer episódios de severa perturbação e incapacitação mental.

Será com base nestas experiências prévias que Subaru fará a sua vida em Lugunica avançar, como se de um jogo em desenvolvimento se tratasse, e assim se desenrolará a trama do anime. Neste novo mundo magnífico, porém, repleto de seres demoníacos e malfeitores, o nosso protagonista cruzar-se-á com múltiplas personagens ilustres, algumas das quais, inicialmente hostis, que entretanto surgirão como importantes aliados, numa contínua demanda de salvaguarda do bem-estar dos residentes de Lugunica e, sobretudo, da sua amada Emilia.

Em conclusão, Re:Zero é um excelente anime, quase que perfeitamente orquestrado, na medida em como o seu enredo se desenvolve, ao longo dos episódios, magistralmente adornado com variadíssimas personagens pelas quais é impossível não nutrir certa empatia. É verdade que, em alguns momentos, a comédia é um pouco enfadonha e forçada e os sucessivos retornos através da morte contribuem para tornar alguns episódios bem repetitivos e aborrecidos. Contudo, o anime melhora substancialmente após essa breve fase, que será bem notada pelos expetadores, ao ponto de se converter em um dos mais épicos animes sangrentos dos últimos tempos. 


Imagens:

 

Vídeo:


 

Poderão assistir o anime completo no Animes Br.

Sem comentários:

Enviar um comentário