quarta-feira, 24 de agosto de 2022

215- Brave 10


Brave 10 é um anime de temática histórica que se desenrola no Japão medieval. A história começa quando uma jovem sacerdotisa, Isanami, choca com Saizou Kirigakure, um ronin, ao fugir de uns bárbaros ninjas que tinham incendiado e destruído Izumo, a sua vila natal, e que ainda a perseguiam pela floresta a dentro. As forças do dáimio Tokugawa Ieyasu tinham sido responsáveis por este ato, estando também encarregues de sequestrar Isanami. 

Saizou defende-a, mas manifesta a sua relutância em tê-la a segui-lo persistentemente, uma vez que Isanami pretendia ancorar-se a alguém que a pudesse proteger e levá-la até ao castelo de Ueda. Aqui, Isanami receberia ajuda de um poderoso senhor feudal, Yukimura Sanada, para investigar o sucedido e restituir a paz novamente em Izumo.

Acontece que Yukimura não se demonstra muito complacente com este pedido de Isanami. Além disso, a vida de Saizou é constantemente ameaçada pela persistência de ninjas e samurais da fação oposta, que ambicionam abatê-lo. Perante estas circunstâncias, Isanami vê-se destroçada e sem esperança - mas será num momento em que ela e Saizou foram apanhados numa emboscada inimiga, num mesmo local em que Yukimura e Sasuke Sarutobi, um inimigo mortal de Saizou, se encontravam, que Isanami desperta um fulminante poder que emana do amuleto da sua tiara. Este poder, que reduz a meras sobras tudo ao seu alcance, impressionou todos aqueles que, até ao momento, se revelavam reticentes em ajudá-la na sua demanda.

Observando o potencial de Isanami, Yukimura agrega-a, juntamente com Saizou e Sasuke, a um conjunto de heróis sob a sua égide. Isto porque, em virtude do clima de conflitualidade política e militar no Japão, Yukimura procura defender-se do seu adversário, Tokugawa, pelo que necessitará de suporte adicional para poder combater o seu inimigo - conforme ele mesmo refere, dez heróis, para igualar os dedos das suas mãos. Cada um destes heróis possui habilidades especiais singulares, passíveis de ser usadas em batalha. E, para além das forças de Tokugawa, outras fações militares também surgirão, ambicionando poder, terra e a posse do precioso amuleto de Isanami.

Este amuleto é conhecido como Kushi-mitama - um mitama é um fragmento da alma de uma divindade, construída pela mão humana, como forma de obter um poder absoluto e o amuleto de Isanami é um dos quatro mitamas existentes. A posse desses quatro mitamas garantirá esse poder absoluto ao possessor e é precisamente por isso que Isanami e o seu mitama são de pleno interesse pelas várias fações em luta.

 

Apesar deste enredo aparentemente promissor e de um conjunto de personagens que também prometia algo mais, a realidade é que o anime rapidamente se torna fatigante, logo nos primeiros episódios. Persistentemente ocorrem embates entre os dois protagonistas, pelas suas personalidades distintas: Isanami, sempre alegre, exaltada e desajeitada, eternamente agradecida e dependente de Saizou, enquanto que este tem uma natureza mais solitária e distante, rejeitando-a, sem sucesso, várias vezes a cada episódio. Outras personagens, dentro das quais se incluem alguns dos dez heróis, parecem ser desprovidas de personalidade própria. Isto, não pelo facto de serem personagens misteriosas, mas por mudarem de personalidade e atitude, em uma questão de meros segundos. Além disso, a qualidade de imagem é uma blasfémia visual.

Este amontoado de personagens cujo potencial não é devidamente aproveitado, vinculadas a poderosas fações num Japão medieval, com personalidades desassossegadas e uma situação de aparente amor impossível entre os dois protagonistas faz-me lembrar de Basilisk, o que também não é, de todo, positivo. Existem muitos outros animes de temática histórica bem mais interessantes e bem concebidos do que este, pelo que não vos recomendo a perderem o vosso tempo com isto.


Imagens:

 

 

Vídeo: 



Poderão assistir o anime legendado em português no Goyabu. Todavia, a qualidade da imagem de todos os sites com legendagem em português está muito ruim, por algum motivo. Portanto, para quem souber inglês, recomendo antes que veja no GogoAnime.

Sem comentários:

Enviar um comentário