quarta-feira, 17 de agosto de 2022

214- Kaiji

A história deste excelente anime centra-se na pessoa de Kaiji Itou, um jovem adulto soterrado numa profunda dívida financeira que não consegue pagar, de nenhuma maneira. Kaiji prestou-se a ser fiador de um conhecido seu, Takeshi Furuhata, numa situação de necessidade de dinheiro. Após o seu misterioso desaparecimento, Kaiji, enquanto seu fiador, ficou responsabilizado de restituir a dívida provocada por Takeshi a uma firma de financiamento.

Esta dívida, de um valor já tão alto que Kaiji não conseguiria pagar, tornou-se ainda mais choruda com a acumulação de juros mensais que a elevaram ao valor de 3 milhões de ienes - uma quantia total absurda e impensável para Kaiji sequer conseguir pagar.

Eis que Kaiji será recrutado para ir a bordo de um navio, batizado de Espoir ("esperança" em francês), onde participará num jogo em que, se saísse vitorioso, teria as suas dívidas quitadas, assim como também poderia ainda acumular mais algum capital para si. Kaiji não está sozinho nesta aventura, ao que várias pessoas em situações similares à sua serão também recrutados para irem a bordo do Espoir, com o mesmo objetivo.

Alguns de vós certamente estarão a perguntar-se para si mesmos: "esperem aí, isto parece-se mesmo com o Squid Game!". Permitam-me a correção de que, de facto, o Squid Game é que é parecido com este anime, sem intuito de desmerecer a série sul-coreana, que também é muito boa. Mas aquilo que destaca Kaiji nesta comparação é o facto de que este possui menos desafios, com resultados menos visualmente gráficos e sanguinários, mas também por privilegiar o uso de diversas estratégias para completar um mesmo desafio, de acordo com as adversidades que eventualmente se colocam à frente do nosso protagonista.

Desafios estes, inicialmente mais focados numa questão de salvaguarda financeira, eventualmente se tornarão em situações de vida ou de morte, literalmente, das quais Kaiji não pretenderá apenas tirar partido das somas de dinheiro que recebe após os desafios, mas também com vista a fazer justiça pelos seus companheiros. Tudo isto, num conjunto de meticulosas estratégias de vitória em jogos de azar e incorporado num ótimo e sólido enredo que tornam este anime numa verdadeira obra-prima.


Imagens:

 

 

Vídeo: 


Poderão ver o anime no AnimesOnline.

Sem comentários:

Enviar um comentário