Nesta data, a 6 de agosto de 1945, foi realizado o bombardeamento da cidade japonesa de Hiroshima, por parte dos EUA, a primeira, mas não a última vez em que armas nucleares foram utilizadas contra civis. Com todas as polémicas e revisionismos históricos que são conjeturados em torno deste incidente, a realidade é que, para todos os efeitos, foi um evento notavelmente trágico, pela mortandade, destruição e sofrimentos que provocara. No aniversário do bombardeamento, trago-vos um clássico anime que explicita, graficamente e sentimentalmente, o terror sofrido por parte dos cidadãos japoneses durante a catástrofe. Tenhamos em conta, que o seu criador e escritor, Keiji Nakazawa, sobreviveu ao bombardeamento de Hiroshima aos seis anos, tendo perdido a maior parte da sua família mais próxima. Deste modo, o autor plasma uma perspetiva quase que autobiográfica no anime, demarcando a vivência perante os horrores da guerra.
Hadashi no Gen é um filme de anime da década de 1980, que retrata a vida da família dos Nakaoka no Japão, no advento da Segunda Guerra Mundial. O consumar da Guerra do Pacífico significou, virtualmente, a derrota japonesa perante as tropas Aliadas, embora o Japão não tivesse, formalmente, declarado a sua rendição. Neste cenário, observamos o quotidiano dos habitantes de Hiroshima, num país economicamente fragilizado pela guerra, em que as famílias lutam pela sua subsistência alimentar e material. Esta é uma situação notavelmente difícil para uma família numerosa, conforme o caso dos Nakaoka, sendo composta por um casal, Daikichi e Kimie, respetivamente, pai e mãe e os seus filhos, Gen, Shinji e Eiko. É uma família de humildes artesãos, em que todos os seus integrantes vão colaborando para assegurar a manutenção do bem-estar do agregado familiar, em um período de crise, circunstância que se torna mais atribulada pelo facto de Kimie se encontrar grávida e requerer maiores cuidados e mantimentos.
Frequentemente, disparam os alarmes avisadores da presença de aeronaves adversárias em território japonês, obrigando aos civis que se desloquem para um armazém de segurança público. Perante a conjuntura de guerra, Daikichi plasma assertivamente o seu ideário pacifista, observando a guerra como um empreendimento desnecessário, que unicamente contribui para ceifar vidas humanas e perpetuar o mal-estar social.Certo dia, Gen sai de casa para ir para a escola. No que parecia ser mais um dia normal, após ter soado um breve alarme, eventualmente, acabou por dar lugar a uma catástrofe sem precedentes. A 6 de agosto de 1974, é lançada a bomba nuclear em Hiroshima. O filme apresenta, agora, o impacto da grande explosão e o cenário de destruição que a mesma provocara, incinerando centenas de vidas inocentes e obliterando todos os edifícios e a natureza em seu redor. Quando este espetáculo de horror cessa, Gen procura desesperadamente por qualquer alma viva em seu redor, enquanto corre para sua casa, apenas para se deparar com o pai e os seus irmãos debaixo dos escombros do edifício. Não conseguindo, nem ele, nem Kimie, salvar os seus familiares, Daikichi exorta Gen para que escape, com a mãe, devendo agora cuidar dela e do bebé. Nesta cena particularmente dramática, Daikichi, Shinji e Eiko serão deixados para trás, acabando, inevitavelmente, por morrer no pleno caos.
No seguimento deste trágico evento, Gen assumir-se-á como o novo homem de família e, no meio da destruição, Kimie dará à luz à pequena Tomoko. Daqui em diante, Gen será o responsável por garantir o conforto da sua família, que entretanto adotará Ryuuta Kondou, um pequeno rapaz cujos pais faleceram durante o bombardeamento, que invadira o novo refúgio dos Kanaoka, em procura de comida. Gen tomá-lo-á como o seu irmão, que o acompanhará nas suas novas jornadas, em procura de alimento e de trabalho.
Em 1986, três anos após a emissão do primeiro filme, é lançada uma sequência, "Hadashi no Gen 2", que se desenrola, igualmente, três anos depois do bombardeamento de Hiroshima e Nagasaki e a rendição formal do Japão. Apesar do surgimento de avanços materiais e técnicos, proporcionados pela aproximação japonesa ao Ocidente, como a penicilina, a verdade é que a maior parte da população continuava a viver na pobreza, lutando, diariamente, pelo seu mínimo sustento. Gen e Ryuuta começarão a trabalhar como comerciantes de ferro-velho e são já alunos da escola primária. É aqui que Gen terá o seu primeiro contato com Masa, o líder de um jovem grupo de delinquentes, que ficaram órfãos em consequência do bombardeamento, garantindo o seu sustento pelo recurso ao mercado negro e a roubos. Apesar de algumas dissensões iniciais entre Gen, Masa e Katsuko, uma das integrantes do gangue, eventualmente tornam-se amigos, procurando entreajudar-se nas suas dificuldades, sempre que possível. Um novo desafio surgirá para os dois irmãos, quando recebem do médico a informação de que a sua mãe se encontra de saúde debilitada, devido à exposição a radiação nuclear. Perante esta situação, Gen e Ryuuta procurarão salvaguardar a mãe a qualquer custo e com o auxílio dos seus novos amigos.
Imagens:
Vídeo:
Sem comentários:
Enviar um comentário