segunda-feira, 31 de agosto de 2020

194- Parasyte

Parasyte, também conhecido como "Parasyte -the maxim-" ou "Kiseijuu: Sei no Kakuritsu", é um excelente anime de 2014-2015, protagonizado por Izumi Shinichi, um estudante com uma vida aparentemente normal, até certo dia, quando se depara com um estranho ser serpentiforme que penetra, repentinamente, na sua mão direita. Julgando, ele e os pais, tratar-se de um simples sonho, eventualmente Izumi nota que a sua mão direita começa a ganhar vida própria - possuía um parasita alojado na mão. 

Este ser, que passará a ser conhecido como Migi, entende e fala a linguagem humana e pode metamorfosear o seu corpo, assumindo diversificadas formas e feitios, conseguindo também aumentar a sua elasticidade e constituir lâminas metálicas utilizadas para ataque e defesa. Os parasitas são oriundos do espaço, transportados através de um virião, de onde saem para penetrar no corpo do indivíduo que será o seu hospedeiro, o que é consumado assim que se apoderam do sistema nervoso do mesmo. Os parasitas alimentam-se de criaturas da mesma espécie - ou seja, os humanos infetados alimentam-se de outros humanos. Adicionalmente, eles têm a capacidade de detetar a presença de outros parasitas nas proximidades, captando os seus sinais com maior ou menor facilidade, mediante a intenção que o outro manifesta - por exemplo, quando anseiam lutar ou matar, os seus sinais são mais fortes e facilmente detetáveis do que quando vêm em paz. Podem também assumir o rosto ou características corporais de outras pessoas. No entanto, não possuem sentimentos humanos, pelo que não sentem qualquer remorso ao matar humanos ou seres da mesma espécie.

Por sua vez, Migi amadureceu na mão de Izumi, não conseguindo atingir o cérebro, uma vez que este atara os seus auscultadores no pescoço, evitando a propagação parasítica. Alimentando-se dos nutrientes que correm na sua circulação sanguínea, Migi, não necessita de comer outros humanos para se satisfazer. Todavia, ele permanece conectado ao cérebro através dos fluídos corporais e nervos do hospedeiro - indicando que o cérebro de Izumi sofrerá alterações progressivas.

Paralelamente a esta situação, decorrem os "Assassinatos Carniceiros", um conjunto de casos de aparente homicídio, ocorridos no mundo inteiro em que as vítimas são encontradas completamente retalhadas, desconhecendo-se os autores dos crimes - homicidas estes que são, de facto, humanos infetados com os parasitas. Perante isto, embora Migi justifique os assassinatos como sendo um processo natural de preservação dos indivíduos da sua espécie, Izumi carrega um peso moral em cima, pela responsabilidade que acarreta o facto de permanecer em silêncio sobre a realidade dos incidentes. Ademais, Migi faz uma interessante comparação sobre o que os Homens consideram como demoníaco e feroz, em relação a outras formas de vida, apenas porque os parasitas se alimentam de humanos, enquanto que o Homem mata e se alimenta de muitas outras espécies. Assim, tanto uma como a outra espécie procuram garantir a sua subsistência alimentar, ao sacrificar outras, desvalorizando a preciosidade da vida de seres terceiros.

Mesmo com estes macabros casos em defluência, os pais de Izumi seguiram numa viagem. Não surpreendentemente, foram atacados por um parasita, pelo que a sua mãe, Nobuko, foi inteiramente controlada por um. Kazuyuki, o seu pai, que fora levado para o hospital, reportou o assassinato da sua esposa às autoridades, mencionando a estranha criatura que a tinha atacado. As autoridades, embora pretendendo manter os casos em segredo, de modo a evitar uma histeria desproporcional entre os civis, admitem a existência de uns seres carniceiros, que se encontram envolvidos em outros milhares de casos semelhantes de assassinatos. Assim, dar-se-á início a um combate entre os humanos e os parasitas, que se desenrolará mais para a frente, na série.

Quando Nobuko, sob o comando do parasita, regressa a casa e se encontra com Izumi, perfura-lhe o coração, pelo que Migi opta por se fundir com o coração do seu hospedeiro. Selando o furo no músculo, garante o seu funcionamento e a circulação sanguínea normal, permitindo a sobrevivência de ambos. Adicionalmente, deverá recrutar as diferentes células do seu corpo para proporcionar a cicatrização da ferida de forma amiúde e regressará, progressivamente à mão direita. Mas a sua repartição em fragmentos mais pequenos de si mesmo fez com que Migi perdesse uma parcela considerável do seu corpo original, que se espalhara pelo organismo de Izumi. Estes fragmentos menores impossibilitam, deste modo, qualquer tipo de comunicação com Migi, pelo que não são dotados de consciência própria. Por outro lado, isto leva a que Izumi adquira novas habilidades físicas, como a capacidade de saltar e correr acima da média e o apuramento dos seus sentidos.

A convivência com Migi, a alteração psicológica e física que sofreu em consequência da repartição do corpo do seu parasita, o seu conhecimento sobre os parasitas e a presença negativa destes na sua vida, quer pelo assassinato da sua mãe, quer pela presença de pessoas, na sua escola, contaminadas por esses organismos, irão constituir uma acentuada mudança do carácter de Izumi, que será sentido, de forma primacialmente negativa, pelos seus amigos mais próximos - inclusive pela rapariga que ama, Murano Satomi. Ela não se compadece com a nova forma de agir de Izumi, perante o mundo em seu redor, fria e agressiva, ressalvando continuamente a sua mudança de carácter. Do mesmo modo, Izumi vê-se incapaz de formular algum tipo de resposta, aos seus colegas, que não revele a realidade sobre os parasitas.

Face à ameaça que os parasitas constituem à raça humana e à sobrevivência de Migi, cujos instintos o levam a priorizá-la, este e Izumi converter-se-ão em aliados, que, embora movidos por princípios divergentes, cooperam, com sucesso, no intuito de combater os restantes parasitas. Ainda que Migi assim raciocine, pois a sua vida também depende da vida do seu hospedeiro, eventualmente, os protagonistas desenvolverão uma profunda amizade.

 

Imagens:

 


Vídeo:

Poderão assistir o anime completo, legendado, no Anitube.

Sem comentários:

Enviar um comentário