segunda-feira, 10 de agosto de 2020

189- Koutetsujou no Kabaneri

Koutetsujou no Kabaneri é um afamado anime de 2016, que se desenrola num mundo atormentado por misteriosos seres conhecidos como Kabanes, contra os quais os Homens permanecem em guerra latente. Estas criaturas são geradas através da contaminação de um vírus desconhecido, que converte as pessoas infetadas em monstros antropomórficos que se alimentam de sangue humano, desse modo, transmitindo sucessivamente os agentes infecciosos. Neste cenário, os residentes da ilha de Hinomoto protegem-se dos Kabanes através da construção de massivas muralhas e estações ferroviárias, que permitem a circulação de longas e fortificadas locomotivas entre elas, de modo a salvaguardar e transportar os civis. Cada estação constitui-se como que um micro-estado, sendo governada por um clã aristocrata, dotado de forças militares em seu favor. A estação de Aragane, onde se situam os nossos protagonistas, é encabeçada pela família Yomogawa, que possui Ayame Yomogawa como a sua herdeira, que também detém a chave-mestra da respetiva locomotiva - o Koutetsujou.

É precisamente neste contexto que se encontra o protagonista masculino do anime, Ikoma, um jovem ferreiro que, em conjunto com o seu amigo Takumi, desenvolveu uma arma de tiro sofisticada, capaz de perfurar o invólucro metálico no coração dos Kabanes, matando-os definitivamente. Mas, na ocasião em que coloca à prova a sua invenção contra um Kabane que invadira a sua oficina, é mordido por este, dando origem à infeção viral que começa a propagar-se pelo seu corpo. Acontece que Ikoma consegue conter a sua disseminação no pescoço, mas nem por isso expeliu, definitivamente, o vírus do seu corpo. Aliás, este converter-se-á em um elemento fundamental na sua vida, na medida em que Ikoma deixará de ser um comum humano, para se tornar num Kabaneri: um misto entre um humano e um Kabane, reservando a alma e o corpo do primeiro, mas a força e as habilidades de pelejador desse último, além de deter capacidades de regeneração corporal.

No entanto, Ikoma não é o único Kabaneri nesta história. A protagonista feminina, Mumei, é-o igualmente, pelo que partilham a mesma ambição de aniquilar os Kabanes. Apesar dos receios iniciais que se faziam sentir, por entre os viajantes do Koutetsujou, perante estes mutantes, os Kabaneris farão parte da tripulação, onde se aliam aos Bushi, a elite militar responsável pelo combate contra os Kabane, liderada por Kurusu, o guarda-costas pessoal de Ayame, destinando-se a servir os Yomogawa.

Aquilo que parecia ser uma formidável mescla entre Highschool of the Dead e Attack on Titan (o que não é de admirar, dado que, tanto este, como o KnK são obras do mesmo produtor (Jouji Wada) e diretores (Shuuhei Yabuta e Tetsurou Araki)) eventualmente acaba por enveredar pelo terrível erro de adicionar uma nova narrativa e um conjunto de personagens a meio do anime, de forma abrupta e sem grandes enquadramentos prévios. É neste âmbito que surgem os Caçadores, uma organização militar independente, envolvida ativamente no combate aos Kabanes. O seu líder, Biba Amatori, filho do Shogun, revela-se como sendo o infame "irmão" de Mumei, de quem esta reproduzia algumas máximas desagradáveis, chamando-o assim não pelo facto de ser o seu irmão biológico, mas antes por a ter adotado. Consequentemente, passará a incentivá-la a lutar, enquanto criança, contra os Kabanes, assinalando que só por intermédio da vitória poderia tornar-se numa pessoa forte, na lógica maquiaveliana de que "os fins justificam os meios".

Todavia, o objetivo de Biba no anime é bem mais que o desempenho de serviços militares, uma vez que não só pretende combater os Kabanes, mas também engaja numa política de semeação da violência e medo nos domínios por onde passa, pretendendo, acima de tudo, desempenhar a guerra e o morticínio por entre as populações. Acontece que os seus objetivos não são muito bem clarificados. Deste modo, a sua repentina inserção do anime, a sua oca personalidade e vazios objetivos converteram-no em uma das mais detestáveis personagens de anime da época da primavera-verão de 2016 e renderam uma certa descredibilização e aversão à série por parte dos seus seguidores. Mesmo assim, as cenas de ação e combate permaneceram bastante sólidas e cativantes, do início ao fim, sendo, definitivamente, um dos pontos fortes do anime, em conjunto com uma animação excelentemente concebida.

Imagens:


 

Vídeo, ao som da música dos Epica:

 

Poderão assistir o anime completo e legendado em português no site NowAnimes.

Sem comentários:

Enviar um comentário