sábado, 31 de agosto de 2019

172- Kemonozume

Kemonozume

Kemonozume é um anime que apresenta um cenário de guerra entre humanos e criaturas demoníacas, outrora também humanos, que foram vitimados pela ira divina, em consequência do seu comportamento subversivo. Essas entidades, denominadas de Shokujinkis, passam a assumir forma antropomórfica e subsistem apenas pelo consumo de carne humana. Ao longo dos tempos, essas espécies acabaram por se misturar por entre a humanidade e convivem com os seus habitantes. No entanto, os Homens entendem a necessidade de eliminar essas criaturas e caberá a uma organização de espadachins, conhecida como Kifuuken, a salvaguarda da humanidade contra os Shokujinkis.
Juzo Momota é o líder da Kifuuken e possui dois filhos também imiscuídos nas artes militares: Kazuma Momota, que possui uma mentalidade progressista, entendendo que a organização deverá conceber e utilizar novas práticas bélicas, mais modernizadas e poderosas, tendo sido o fundador do Kemonozume, uma armadura do género mecha, que poderia competir com a ferocidade dos Shokujinki, tanto a níveis de força, defesa e velocidade; e Toshihiko Momota, mais conservador, que pretende preservar as artes bélicas tradicionais, operando através da espada.

Kemonozume era, originalmente, uma técnica secreta através da qual um guerreiro poderia absorver a força vital de um Shokujinki e aumentar exponencialmente o seu poder. Consiste em cortar os braços do demónio, (uma vez que estes são a fonte do seu poder) e inseri-los no lugar dos do guerreiro. Porém, é uma técnica bastante falível, tendo levado vários combatentes a converter-se em demónios. Estas artes militares existiam desde o surgimento dos Shokujinki, tendo sido aprimoradas ao longo dos tempos e transmitidas até à atualidade.
A administração do Kifuuken é transmitida por via de linhagem sucessória hereditária, pelo que Toshihiko irá herdá-la do seu pai, não só pela sua primogenitura e ideais tradicionalistas, como também pela sua pureza humana, ao contrário do seu irmão, sobre o qual se veio a revelar que era, de facto, filho de uma relação entre Juzo e uma Shokujinki, tendo sido esta a sua segunda esposa.

Curiosamente, Toshihiko irá apaixonar-se por uma instrutora de paraquedismo chamada Yuka Kamitsuki, pelo que se torna completamente obcecado com ela - o que ele não sabe é que Yuka era uma Shokujinki. Estes irão assumir um namoro, mas Toshihiko só se aperceberá da verdadeira identidade de Yuka na cerimónia fúnebre do seu pai, que fora morto por um outro Shokujinki, embora Yuka tenha sido culpada pela organização. No entanto, Toshihiko prontifica-se a defendê-la e opta por fugir com ela, deixando a academia para trás. Por outro lado, Kazuma leva a diante a sua ideia de modernização do Kifuuken, convertendo-o em uma autêntica empresa capitalista, pública, que opera em cooperação com as forças policiais e desfrutando do reconhecimento nacional e de subsídios governamentais, os quais serão canalizados para investimentos vários. Não obstante, os integrantes do Kifuuken não se compadecem com a estratégia de Kazuma, revelando-se céticos e arreliados com a sua ideia. Será neste momento em que alguns integrantes do clã irão abandoná-lo ou serão atraídos por outras mulheres Shokujinkis, acabando por protegê-las contra a organização e provocando uma forte recessão de recursos humanos no Kifuuken.

Adicionalmente, Ooba Kyuutarou, um dos antigos mestres do Kifuuken, lança um remédio que fortalece quem o consome - porém, se for tomado em doses elevadas, a pessoa correrá o risco de se converter em uma criatura com propriedades semelhantes aos Shokujinkis, embora o seu efeito seja temporário. Ooba inclusivamente comercializa o seu remédio por entre os membros do Kifuuken, pelo que estes, desagradados com o rumo que a organização estava a tomar, irão aliar-se a Ooba. A sua estratégia paira pela necessidade de vender o seu produto, de forma desmesurada, enriquecer e tornar-se poderoso através dele. Contudo, Ooba refere igualmente que manterá os braços dos Shokujinkis e pseudo-Shokujinkis para o seu filho, Saiji Ooba, de modo a evitar que ele fosse gozado. De facto, e de acordo com outras fontes referentes ao anime (tanto o Myanimelist, como a Wikipédia), afirmam que as pretensões verdadeiras de Ooba são pouco clarificadas.
As células transformadoras presentes no medicamento de Ooba são, de facto, endémicas das garras dos Shokujinkis.

Uma coisa que, tanto eu como outras pessoas que viram o anime notaram, foi o facto de este ter começado bastante bem e, a partir dos últimos episódios, a sua qualidade de enredo começará a decair, contrastando com o favorecimento de uma animação bastante mais surrealista e psicadélica, que termina com mais questões do que quando começa. Diria que a maior incógnita seria entender o verdadeiro objetivo de Ooba na venda de medicamentos que convertem as pessoas em Shokujinkis. É importante considerar-se que Ooba descreve Yuka como sendo «o último Shokujinki puro», pelo que podemos deduzir que não existe mais nenhum desses e todos aqueles que existem, são somente entidades parcialmente monstruosas, que terão as suas propriedades anuladas assim que o efeito do medicamento terminar (ou se tiverem os seus braços cortados).


Imagens:






Vídeo:


Poderão ver este anime no site Goyabu, legendado em português.

2 comentários:

  1. Oi Monstro do Lago Ness, eu gostaria de te fazer uma pergunta sobre teu outro blog. Quais são as fontes das fotos da capa do "Universo Paranormal?" Grato desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, eis a listagem das imagens, contando da esquerda para a direita:

      *http://estrelaseplanetas-cesar.blogspot.com/2011/08/fenomenos-sobrenaturais.html (a imagem aparece no tópico referente ao sanatório de Waverly Hills;

      *http://www.iggymakarevich.com/voirrey-irving-her-dog-mona-and-gef-the-talking-mongoose/;

      *Um recorte da cara do The Guy, mascote da banda Disturbed;

      *Print do homem que aparece neste vídeo, aos 8:57: http://youtu.be/RcN--4Fg8uc;

      *http://en.wikipedia.org/wiki/Flight_19

      Eliminar