quinta-feira, 31 de julho de 2025

236- Uzumaki

Uzumaki é uma das mais conhecidas produções de mangá de Itou Junji, que recebeu uma antecipada adaptação para animação no último quartel de 2024. Em apenas quatro episódios, este anime condensa a história original de Uzumaki, numa peça que se destaca particularmente pelo seu estilo de animação e artístico, inconfundível de Itou Junji. Certamente que alguns de vós conhecerão já o mangá, há mais tempo, originalmente publicado em 1998-99.

Uzumaki (cujo nome significa "espiral", em japonês) desenrola-se na cidade de Kurouzu e desde logo apercebemo-nos da existência de uma atmosfera sinistra, aquando de uma troca de ideias entre os dois protagonistas e namorados, Shuichi Saitou e Kirie Goshima. Shuichi refere que o seu pai, Toshio, tinha começado a revelar uma estranha obsessão com espirais - estando elas representadas em objetos, fenómenos atmosféricos ou partes do corpo humano. Este vício por tais formas começa a afetar gravemente a sanidade mental de Toshio, levando-o até à morte, de uma maneira bastante perturbadora.

À medida que a generalidade das pessoas vai reparando e discutindo esta questão das espirais, estas começam a tornar-se cada vez mais presentes na vida dos habitantes de Kurouzu, assumindo proporções temorosas e mortíferas. Shuici e Kirie ver-se-ão, também, afetados, de forma direta ou indireta, pelo surgimento de insólitos fenómenos relacionados com o aparecimento das espirais. A amplitude e a intensidade destes fenómenos macabros é de tal forma que irá afetar, de uma maneira sem precedentes, a totalidade da cidade de Kurouzu.

Imagens:

 


Podem encontrar o anime completo e legendado em variadíssimas fontes pela internet. Bastará pesquisarem algo como "Uzumaki episódio x legendado". No entanto, a qualidade de imagem difere de acordo com a plataforma que escolherem.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

235- CannibAlien

CannibAlien é um anime bastante particular. Trata-se de um pequeno filme de animação experimental que transmite uma mensagem satírica sobre as questões éticas em torno do consumo de carne. Só que, neste caso, esse assunto é abordado de uma forma ligeiramente diferente: o consumo de carne animal, ao qual nós estamos habituados, é substituído pelo consumo de carne humana, no filme.

Neste mundo futurista, os humanos tornaram-se seres subordinados a uma espécie nova, os CannibAliens. Conforme o nome sugere, esta espécie é de origem alienígena e é dotada de uma inteligência parecida com a dos humanos, tendo tido sucesso em dominá-los para o consumo e comercialização da sua carne. Assim, o consumo de carne humana é alvo de uma constante jactância, ainda mais exacerbado pelos meios de comunicação social, que divulgam, de forma aduladora, as mais recentes inovações da culinária humana (literalmente). Destaca-se, aqui, o papel de uma jornalista, chamada May, que é a principal cara das telecomunicações audiovisuais deste mundo.

No entanto, nem todos os CannibAliens se demonstram favoráveis à produção e consumo de humanos. Existe uma organização, denominada de terrorista, a Linha de Libertação Humana, liderada por Chicaro, que pretende combater essas práticas de crueldade contra os seres humanos. Para isso, irão servir-se do apoio mediático de May, para divulgar o seu manifesto a público.

Considerando tudo o que já se descreveu, e aquilo que ocorre de seguida, CannibAlien surge como uma peça meta-irónica que satiriza a aparente ausência de uma estratégia coerente para a minimização do sofrimento dos animais, no nosso mundo, das mais variadas maneiras: desde a falta de responsabilidade das corporações de produção sobre o bem-estar animal, ao extremismo de organizações de defesa animal e à manipulação exercida pelos meios de comunicação e pela alta política em relação ao povo comum. Referindo, inclusivamente, a questão das zoonoses e da exploração desmedida dos animais e da natureza. Tudo isto, envolvido num enredo que se desenrola em 30 minutos, mas sem querer parecer muito profundo ou filosófico e até sem se levar a si mesmo muito a sério.

É, de qualquer forma, uma peça interessante, para quem aprecia um anime mais experimental e, é claro, com uma temática propositadamente provocatória. 

Imagens:

 


Podem ver o filme completo, no Youtube, mas está dobrado em inglês e com legendas ativáveis, também em inglês. Não existe outra fonte em português, pelo menos, que me tenha apercebido. O vídeo do Youtube é intitulado de "CannibAlen/David Kame Tsai (Kaichi Sato)".

sábado, 26 de julho de 2025

234- Yonimo Osoroshii Grimm Douwa

Este anime, cujo nome significa, de grosso modo, "Os verdadeiros contos de Grimm", é uma peça experimental que se foca, conforme subentendido nos contos de fada dos irmãos Grimm. Para quem possa não conhecer, os irmãos Grimm, Jacob e Wilhelm, foram escritores alemães que viveram nos séculos XVIII e XIX, responsáveis por compilar, em formato de livro, mais de duzentos contos de fada tradicionais europeus. Dentro destes contos, encontram-se aqueles que são abordados no anime, nomeadamente, "Hansel e Gretel", "Barba Azul" e "Cinderela".

O que ocorre, neste anime, é uma adaptação animada dalgumas das versões mais macabras destas histórias. Todos nós conhecemos a Cinderela, conforme adaptada pela Disney, mas de certo que nem toda a gente conhece a realidade macabra de uma das versões tradicionais desse conto. Por outro lado, no caso de Hansel e Gretel, fez-se uma pequena modificação, por parte dos autores do anime, que lhe conferem uma tonalidade mais agressiva e obscura. Os três contos estão repartidos, cada um deles por um episódio e a animação é também diferente por cada episódio.

Esta animação será, certamente, uma boa recomendação para quem também apreciou as adaptações às obras de Itou Junji para animação, Itou Junji Collection/Maniac, pela sua natureza episódica e pela ambiência sinistra que o anime invoca.

Imagens:

 

 

O único local onde consegui encontrar este anime foi no Youtube. Podem pesquisar na plataforma o vídeo com o título "Yonimo Osoroshii Grimm Douwa [CC/ ENG SUBS]", que, como entendem, está legendado em inglês (mas precisam de ativar as legendas do vídeo. Por razões técnicas da plataforma Blogger, não está a ser possível inserir hiperligações nas mensagens, de modo que será necessário fazer este processo todo de forma mais rudimentar.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

233- Doomed Megalopolis


Doomed Megalopolis é um OVA do início dos anos 1990 e que é um dos animes que tenho já planeado para analisar no blogue há já um bom tempo. O enredo desenrola-se no final da era Meiji, no Japão (portanto, no início do século XX), a qual é caracterizada pela quebra do isolacionismo em que o país se encontrava desde cerca de 400 anos antes. Em contrapartida, verifica-se, desde o final do século XIX, uma infiltração das filosofias ocidentais na vida e na sociedade japonesa, as quais são claramente ilustradas neste anime. Começam a surgir os vestuários, a estética urbanística, o ordenamento do território, entre outros tantos elementos tipicamente ocidentais, que, pela sua novidade, ainda causam algum choque por entre alguns segmentos da sociedade japonesa.

Mas como em tudo, a história não se limita apenas a um certo momento do passado. Permanece sempre conectada entre si; e, no caso de Doomed Megalopolis, isso ocorre pela centralidade do assunto da maldição de Taira Masakado sobre Tóquio. Isto é inspirado em eventos reais - Masakado foi um samurai da era Heian (viveu no século X), que se revoltou contra o então governo central, em Kyoto. No entanto, não foi bem sucedido no seu empreendimento e acabou por ser morto e teve a sua cabeça sepultada num local que, futuramente, iria ser Tóquio. É referido, no anime, que o ato de despertá-lo do seu sono irá fazer surgir caos por todo o país.

Ciente desta possibilidade, um antigo militar falecido, que voltou à vida enquanto um feiticeiro maligno, Kato Yasunori, pretende despertar Masakado e cumprir o seu objetivo de levar Tóquio à ruína. Kato surge como aquilo que é conhecido na história japonesa como um onmyoji - humanos detentores de capacidades divinatórias. Para completar o seu objetivo, Kato tentará vários meios a seu dispor, incluindo a oferenda a Masakado de uma jovem, Yukari Tatsumiya, que possui poderes espirituais, de origem aparentemente misteriosa.

Em suma, Doomed Megalopolis apresenta-se como um anime realmente interessante e de agradável visualização, até porque demonstra uma animação, arte e banda sonora que fazem jus à saudosa estética dos animes dos anos 80 e inícios de 90. É uma paragem obrigatória para quem aprecia um clássico.

Imagens:

 

 

Uma das razões pela qual demorei mais tempo do que desejava para catalogar o anime no blogue foi devido à ausência de plataformas que o disponibilizassem. De modo que, quem quiser assistir a Doomed Megalopolis, terá que fazer alguma ginástica.

No Daily Motion, podem assistir ao primeiro episódio, legendado em pt-br, procurando pelo título "Teitô Monogatari - 01/04 Leg. Br". Os episódios 2 e 4 estão disponíveis, na mesma plataforma, mas legendados em inglês, tendo sido publicados por uma conta chamada "Videoretroanime". Só encontrei o episódio 3 no Internet Archive, mas a qualidade de imagem é inferior à das plataformas supracitadas, e está legendado em inglês. Mas, para quem percebe inglês, não haverá problema. Aviso só que, no Internet Archive, os episódios estão mal numerados. O "The rise of the dragon" é o terceiro episódio e o "The final challenge" é o quarto.

quinta-feira, 17 de julho de 2025

232- Grisaia no Rakuen

Continuamos, então, com a saga de Grisaia, em sequência da publicação anterior, sobre o segmento Grisaia no Kajitsu. Por uma questão de organização, havendo em conta o enredo, esta publicação também é referente Grisaia no Meikyuu, a longa-metragem intermédia entre Kajitsu e Rakuen. Esta longa-metragem é fundamental, pois faz a ponte entre as duas partes, ao elucidar-nos de informações relevantes sobre as personagens da saga, que continuarão a aparecer em Rakuen.

Em Meikyuu, é abordada, em detalhe, sob forma de uma analepse, a vida do protagonista masculino, Yuuji Kazami, antes deste ter ingressado na Academia Mihama. O expetador é transportado para a infância de Yuuji, em conjunto com a sua irmã mais velha, Kazuki, e com os seus pais. Pelos seus dotes artísticos considerados excecionais para a sua tenra idade, Kazuki torna-se na criança preferida da família Kazami, ao passo que Yuuji é ativamente desprezado pelos seus próprios pais. No entanto, Kazuki nunca deixou de lado o seu irmão, sendo um pilar essencial para os primeiros anos da sua vida. Eis que, com o acidente de viação em que Kazuki foi vitimada, a vida dos Kazami mudou radicalmente.

No decorrer dos intermináveis problemas familiares que assombraram Yuuji após o falecimento da sua irmã, ele acabou por ser acolhido por um conhecido do seu pai, Heath Oslo. Este homem, inicialmente misterioso, irá ser uma figura impactante para a vida de Yuuji - mas não das melhores maneiras. Heath revelou-se como sendo, na verdade, um terrorista internacional e Yuuji tornara-se, então, numa das suas principais armas, no meio de toda a rede de tráfico humano que Heath operara.

Porém, Yuuji não vai ficar sempre sob o jugo de Heath. É, entretanto, resgatado por Asako Kusakabe, uma militar que será a sua guardiã legal e com quem Yuuji inicia treino militar formal. Ele será, posteriormente, integrado nas forças armadas japonesas, curiosamente, em missões de combate ao terrorismo. Naturalmente que Heath será um alvo a abater, nestas condições, ao que Yuuji terá que o enfrentar, novamente.

Estes mais recentes desenvolvimentos ocorreram em quase simultaneidade com a estadia de Yuuji na Academia Mihama. De modo que a sua participação nestas missões irá causar uma reviravolta na série, na qual passarão também a estar envolvidas as suas colegas de escola. E além disso, verificamos que algumas das certezas que, aparentemente, tínhamos como garantidas no início da série, irão também elas dar uma autêntica cambalhota.

E é assim que irá desenrolar-se a saga Grisaia. Na verdade, as produções que se seguiram à primeira parte revelaram-se substancialmente melhores, com um enredo muito bem conseguido, ótimos momentos de drama e ação e uma excelente revitalização das personagens que já conhecíamos em Kajitsu. Isto, apesar de haverem alguns momentos de conversação excessiva nalguns episódios que, a bem dizer, servem mais é para "encher chouriços". Mas nada de grave.

Imagens:

 

 

Podem ver a longa-metragem, Meikyuu, através do Animes Roll e o Rakuen, no Hinata Soul.

domingo, 13 de julho de 2025

231- Grisaia no Kajitsu

Começamos já por dizer que este anime é um caso especial que creio nunca ter havido algo semelhante no blogue. Grisaia no Kajitsu está inserido numa saga onde existe também outra série (Grisaia no Rakuen) e algumas longas-metragens. No entanto, no caso desta série em si, que é a primeira da sua saga, o seu enredo é significativamente diferente (embora relacionado) do material que foi lançado posteriormente. Assim sendo, por uma questão de organização, considerei melhor abordar os animes em publicações separadas, dado que o enredo do material pós-primeira série é mais correlacionado entre si do que em relação a esta primeira fase, Grisaia no Kajitsu. Em termos práticos, pouco afeta a estrutura do blogue e é como se estivéssemos a tratar de dois animes diferentes (o que, pela singularidade do enredo de cada uma delas, acaba por ser mesmo isso).

Bom, de qualquer forma, esperemos que as produções pós-Kajitsu sejam de uma qualidade melhor, pois esta primeira parte da saga deixou muito a desejar. Apesar de ter um enredo promissor e algumas ideias realmente interessantes, a narrativa da série foi muito afetada pela incapacidade dos autores em conseguir criar algo de construtivo e cativante com as boas ideias que tiveram.

Em Grisaia no Kajitsu, existe um imponente colégio, conhecido como Academia Mihama, com apenas seis alunos: as alunas Makina Irisu, Amane Suou, Michiru Matsushima, Yumiko Sakaki e Sachi Komine e um único rapaz, Yuuji Kazami. Este foi o último a integrar o colégio e, conforme já indicado anteriormente, é uma adição particular, num colégio até então só frequentado por meninas. No entanto, salvo alguns pequenos percalços, Yuuji enturma-se bem no colégio e é a partir daqui que começamos a saber mais sobre estas personagens.

Começamos logo ao início a saber que a irmã de Yuuji morreu num acidente de viação. No entanto, ele não era o único naquela escola que tinha tido uma experiência de vida negativa. Na verdade, cada uma das alunas tem também o seu próprio rol de momentos traumáticos nas suas vidas, que influenciam a maneira em como agem. E é aqui que um anime aparentemente cor-de-rosa ao início começa a revelar-se cada vez mais o contrário disso.

No entanto, estes momentos de maior seriedade e profundidade parecem ter sido trabalhos à pressa e sem um fio condutor lógico. Como se disse acima, não se concebeu algo de realmente construtivo com essas ideias, de modo que acabam por ser tanto enfadonhas, como até mesmo cómicas, em alguns casos. Talvez as produções seguintes da saga Grisaia sejam diferentes (ou não).

Imagens:

 

 

Podem ver o anime inteiro e, especialmente, sem censura, na plataforma Goyabu.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

230 - Bleach: Thousand-Year Blood War

Ora viva, do outro lado do ecrã.

Espero que esteja tudo em ordem convosco. Como já repararam, certamente, a atividade no blogue diminuiu bastante, nestes últimos tempos. Agora, durante o verão, procurarei arranjar tempo em suficiência para manter um nível de atividade maiorzinho no blogue. De modo que iremos começar, neste ano, com um título provavelmente vosso conhecido. 

Bleach: Thousand-Year Blood War é o seguimento da série regular do anime Bleach, que assim o mereceu, devidamente, em 2022. Nesta mais recente série, temos algumas novidades interessantes, ao nível do enredo, assim como um volume considerável de agressividade, que se enquadra perfeitamente na temática do blogue.

No universo da série, em que reside Ichigo Kurozaki e companhia, coloca-se o foco num conjunto de personagens já conhecida: os Quincys. Agora, existe um império formado por Quincys, denominado de Wandenreich. Os seus integrantes, que são históricos inimigos dos colecionadores de almas/shinigamis e, por conseguinte, da Sociedade das Almas, visam destruí-la, tendo-lhe declarado guerra, assim como a outras localizações, como o Hueco Mundo. Os Quincys, no entanto, não agem isoladamente, pelo que se munem de prisioneiros Arrancars (Hollows com aparência humanizada) para atingir o seu objetivo.

O surgimento deste exército está associado ao desaparecimento anormal de Hollows no mundo dos vivos, resultando num desequilíbrio entre os dois mundos. Esta noção vem em conformidade com a história já anterior do anime, que se refere ao equilíbrio que deve existir entre a sociedade das almas e o mundo dos vivos, no que toca à existência de Hollows.

Vejamos os Hollows como uma espécie de alma penada. Eles devem ser conduzidos para a sociedade das almas, ao ser derrotados pelos shinigamis (como Ichigo, Rukia, Renji ou Rangiku, entre outros), sendo, desta forma, "purificados". Os Quincys, por sua vez, não compartilham do mesmo objetivo, pois, ao derrotar os Hollows, eliminam-nos definitivamente, ao que não chegarão sequer à sociedade das almas. Naturalmente que este procedimento atrapalha o dito equilíbrio de almas entre os dois mundos. O pior é que, não existindo esse equilíbrio, há o risco de ambos os mundos sofrerem com isso, destruindo-se, pela ausência de equilíbrio das almas, algo que estava impendente de acontecer, anteriormente, na história da série.

Para prevenir o colapso de ambos os mundos, as forças da sociedade das almas enveredaram por um extermínio massivo dos Quincys, considerado como um "mal necessário", para evitar que o pior, na sua perspetiva, acontecesse. No entanto, estes não se aquietaram e, agora, desejam vingança e pretendem cumprir o seu objetivo de eliminar, definitivamente, os Hollows. Ou seja, os Quincys e os shinigamis têm objetivos relativamente semelhantes, mas que diferem quanto aos fins - sendo que essa finalidade acarreta consequências monumentais para a sobrevivência de um dos grupos.

Durante o período longo em que permaneceram em hiato, os Quincys trataram de desenvolver os seus poderes, de uma maneira que se notará como inesperada e chocante para a sociedade das almas. Assim, desenvolve-se uma nova trama deste conflito existencial, mas que conjuga também as personagens que nós já conhecemos e adoramos, desde as anteriores temporadas de Bleach.

Portanto, temos aqui uma interessante revitalização de um anime já nosso predileto, acoplado com excelentes momentos de ação e suspense, além de usufruir de uma animação modernizada e verdadeiramente incrível. Embora existam alguns momentos, lá pelo meio, que são claramente mais aborrecidos que outros, não deixem que estes vos desmotivem, pois vale mesmo a pena acompanhar a série.

Imagens:

 

 

Podem ver o anime inteiro, com boa qualidade de imagem, na plataforma do Bleach System, legendado em PT-BR.