Doomed Megalopolis é um OVA do início dos anos 1990 e que é um dos animes que tenho já planeado para analisar no blogue há já um bom tempo. O enredo desenrola-se no final da era Meiji, no Japão (portanto, no início do século XX), a qual é caracterizada pela quebra do isolacionismo em que o país se encontrava desde cerca de 400 anos antes. Em contrapartida, verifica-se, desde o final do século XIX, uma infiltração das filosofias ocidentais na vida e na sociedade japonesa, as quais são claramente ilustradas neste anime. Começam a surgir os vestuários, a estética urbanística, o ordenamento do território, entre outros tantos elementos tipicamente ocidentais, que, pela sua novidade, ainda causam algum choque por entre alguns segmentos da sociedade japonesa.
Mas como em tudo, a história não se limita apenas a um certo momento do passado. Permanece sempre conectada entre si; e, no caso de Doomed Megalopolis, isso ocorre pela centralidade do assunto da maldição de Taira Masakado sobre Tóquio. Isto é inspirado em eventos reais - Masakado foi um samurai da era Heian (viveu no século X), que se revoltou contra o então governo central, em Kyoto. No entanto, não foi bem sucedido no seu empreendimento e acabou por ser morto e teve a sua cabeça sepultada num local que, futuramente, iria ser Tóquio. É referido, no anime, que o ato de despertá-lo do seu sono irá fazer surgir caos por todo o país.
Ciente desta possibilidade, um antigo militar falecido, que voltou à vida enquanto um feiticeiro maligno, Kato Yasunori, pretende despertar Masakado e cumprir o seu objetivo de levar Tóquio à ruína. Kato surge como aquilo que é conhecido na história japonesa como um onmyoji - humanos detentores de capacidades divinatórias. Para completar o seu objetivo, Kato tentará vários meios a seu dispor, incluindo a oferenda a Masakado de uma jovem, Yukari Tatsumiya, que possui poderes espirituais, de origem aparentemente misteriosa.
Em suma, Doomed Megalopolis apresenta-se como um anime realmente interessante e de agradável visualização, até porque demonstra uma animação, arte e banda sonora que fazem jus à saudosa estética dos animes dos anos 80 e inícios de 90. É uma paragem obrigatória para quem aprecia um clássico.
Imagens:
Uma das razões pela qual demorei mais tempo do que desejava para catalogar o anime no blogue foi devido à ausência de plataformas que o disponibilizassem. De modo que, quem quiser assistir a Doomed Megalopolis, terá que fazer alguma ginástica.
No Daily Motion, podem assistir ao primeiro episódio, legendado em pt-br, procurando pelo título "Teitô Monogatari - 01/04 Leg. Br". Os episódios 2 e 4 estão disponíveis, na mesma plataforma, mas legendados em inglês, tendo sido publicados por uma conta chamada "Videoretroanime". Só encontrei o episódio 3 no Internet Archive, mas a qualidade de imagem é inferior à das plataformas supracitadas, e está legendado em inglês. Mas, para quem percebe inglês, não haverá problema. Aviso só que, no Internet Archive, os episódios estão mal numerados. O "The rise of the dragon" é o terceiro episódio e o "The final challenge" é o quarto.
https://telegram.me/joinchat/BRHC-j5PuGU-uwqJK8SMzg
ResponderEliminartalvez funcione
Eliminarnao baixei pra testar
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliminar