terça-feira, 27 de agosto de 2019

171- Rurouni Kenshin - Tsuioku-hen

Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan - Tsuioku-hen

Rurouni Kenshin - Tsuioku-hen é um OVA do mais célebre "Rurouni Kenshin", também conhecido por "Samurai X". Este anime é uma inclusão excecional para o blog, uma vez que a série original não corresponde à sua temática. Lembro-me de ver o Samurai X na televisão, durante os meus tempos de infância, também quando a televisão portuguesa ainda possuía uma verdadeira qualidade nos programas que transmitia.

Passarei dar um contexto histórico sobre o anime. Desde a ascensão de Oda Nobunaga ao governo japonês, em 1576, que o shogunato (fundamentalmente, composto por samurais guerreiros e ministros) assume o poder político efetivo no Japão, pelo que o imperador do Japão concebe-se como uma figura meramente simbólica no país. Esta situação manteve-se até 1868, com a Restauração Meiji, ou revolução japonesa, em que as tropas favoráveis à supremacia do poder imperial (também influenciadas pelos preceitos revolucionários e democráticos do Ocidente) vencem os adeptos do shogunato, pelo que o imperador Meiji irá finalmente assumir o poder político no Japão. Desde o período medieval japonês que a soberania do país é disputada por vários clãs, que possuem alianças militares entre si e essa circunstância permaneceu até à Restauração, pelo que haviam diversos clãs, tanto opostos como aliados ao imperador. Nesta história, Kenshin surge como um partidário do poder imperial, associado a um clã conhecido como Choshin, adversário dos Shinshengumi (também adeptos do imperador, contudo, hostis aos Choshin) ou o clã Niwaban (os serviços secretos do shogunato).

Kenshin Himura, o protagonista do anime, inicialmente conhecido como "Shinta", é um jovem samurai, órfão e inexperiente, resguardado por três mulheres, que serão assassinadas por um clã adversário durante a sua infância. Shinta será salvo por Hiko Seijuurou, um samurai que irá tomar conta dele e altera-lhe o nome, afirmando que "Shinta" não é um nome digno de um guerreiro. Tendo em conta o seu passado conturbado, Kenshin desenvolve uma filosofia belicista inspirada num ideal utilitário, pretendendo aniquilar o mal de modo a fazer o bem e a justiça triunfarem. Contudo, essa atividade seria impossível de exercer, uma vez que, não só a designação de "mal" é subjetiva, como a salvação de pessoas implica o sacrifício de outras. Kenshin irá aprofundar a sua ideologia mais para a frente, quando procura exercer o bem sem necessitar de combater.
Kenshin era apelidado de "Hitokiri Battosai", por entre os clãs, uma nomenclatura que o designava como um homem que matava outros, dotado de uma força e ferocidade dita demoníaca, pelo que os seus esforços asseguraram o pavimento da vindoura dinastia dos Meiji. Kenshin e o clã dos Choshu concebem-se como uma ameaça à estabilidade e paz do Japão, premente no período do shogunato, pelo que os partidários destes argumentam que a eliminação da dissidência oposta era essencial para preservar esses mesmos valores.

Os exércitos dos Choshu e as partidárias do shogunato enfrentam-se em Kyoto, deixando a cidade em ruínas, pelo que as armadas conservadoras vencem o conflito, levando a que os integrantes do clã Choshu se refugiassem em outras zonas do país ou fossem encarcerados e/ou mortos. Inclusivamente alguns elementos deste acabam por se aliar aos Tokugawa e Shinshegumi, obrigando os seus opositores a cometerem o suicídio ritual - seppuku, deste modo, eliminando a oposição. Kenshin irá mudar-se para a aldeia de Otsu, juntamente com Tomoe Yukishiro, mulher pela qual se apaixona e começará a viver em união.

Contudo, um dos anteriores aliados de Kenshin, Iizuka, irá operar como um espião contra os Choshu, pelo que inclusivamente, o irmão mais novo de Tomoe, Enishi, também se alia ao shogunato, pretendendo assassinar Kenshin. Ele manifesta as suas intenções, pessoalmente, à irmã. Tomoe, que se vê em uma confusão de emoções relativamente a Kenshin, opta por abandoná-lo durante o sono deste. Posteriormente, Iizuka aparece na residência de Kenshin, afirmando-lhe que Tomoe era a espia, ao serviço do Shogunato, convencendo-o com o facto de que Tomoe se casaria com um dos samurais que Kenshin tinha assassinado anteriormente - o mesmo indivíduo que lhe fez a primeira cicatriz na bochecha.
Os adversários de Kenshin, que agora se dirigia ao quartel dos pró-shogunato (onde se encontrava Tomoe), acreditavam que este se sentiria desmotivado e vulnerável a ataques mortais, tornando o seu assassinato mais fácil. No entanto, Kenshin consegue contornar todas as dificuldades que lhe impõem, mas não será capaz de salvar Tomoe, que será golpeada por ele, ao colocar-se em frente ao guerreiro com que Kenshin lutava. No seu leito de morte, Tomoe traça, com a sua pequena espada, um corte sobre a cicatriz de Kenshin, formando, assim, a sua marca em forma de cruz. Ambos acabaram por morrer, porém, Kenshin não desiste do combate e continuará a lutar pela sua causa, até à vitória das armadas partidárias dos Meiji.


Imagens:







Existe um vídeo extremamente conveniente, que não só mostra algumas partes violentas do anime, como também tem uma canção incrível das Labei Ritual a acompanhar:


Como não encontrei nenhum site para ver este anime em português, tive de o ver legendado em inglês, em um site chamado Myvi. Recomendo principalmente pela excelente qualidade de imagem. Todos os episódios estão nesse canal.

Sem comentários:

Enviar um comentário