sábado, 24 de agosto de 2019

169- Blue Gender


Viva camaradas!
Antes de mais, quero pedir-vos perdão por esta longuíssima ausência. Acontece que ingressei na faculdade em 2017 e entretanto, não tenho tido muito tempo, interesse e paciência para ocupar o meu tempo a ver novos animes para os analisar no blog. Surgiram-me outros gostos e prioridades na vida, pelo que tive cada vez menos oportunidades para ver qualquer tipo de animes, ou séries em geral, inclusivamente. Contudo, fui captando alguns, de forma aleatória, mas que penso que se enquadram na temática do blog e a esta altura, nas férias de verão, já aglomerei uns quantos que irei postando ao longo desta temporada. Hoje farei a abordagem de um excelente anime dos tempos clássicos, provavelmente vosso conhecido, "Blue Gender".

O cenário passa-se no ano de 2031, quando uma misteriosa forma de vida ameaça a humanidade - os chamados de Blue - pelo que existem esquadrões militares responsáveis pela sua exterminação. É neste ano que o protagonista Yuji Kaido acorda, após um longo período de sono, pelo que teve o seu corpo conservado em máquinas para que, no futuro, se pudesse encontrar uma cura para a sua doença. Yuji foi, assim, inserido em um processo semelhante à criogenia, com outros indivíduos também infectados, agora denominados de "amostras" ou "adormecidos". Contudo, o mundo que ele enxerga já não era o mesmo, vendo a sua cidade revestida de insetos monstruosos, ruínas e casulos que envolvem cadáveres. Os Blue apareceram, inicialmente, em 2017 (portanto, estamos aparentemente safos), operando como organismos consumidores de material orgânico e inorgânico, no sentido de o converter em energia utilizável. Porém, a situação ficou fora de controlo e os Blue eventualmente começam a alimentar-se de carros, partes de edifícios e inclusivamente humanos. Não havendo outro sítio para onde ir, livre da influência dessas criaturas, os Homens optaram por ir para o espaço, estabelecendo-se numa nova estação conhecida como Segunda Terra.

Apenas um grupo bastante restrito de pessoas foi seleccionado para ir para a segunda terra, com base nas suas aptidões físicas e morais. A recuperação de um grupo de adormecidos, do qual pertencia Yuji, foi missão de uma equipa da segunda Terra, da qual se destaca Marlene, inicialmente de semblante frio e rígido, mas que começará a desenvolver sentimentos por Yuji. Com a sua chegada à segunda Terra, Yuji é ferido por um Blue e submetido a cuidados médicos, mas de uma forma de notável secretismo, que levou Marlene a tentar localizar o seu paradeiro.

Entretanto, veio-se a descobrir que as células B infecciosas, presentes nos adormecidos, conforme o caso de Yuji, possuíam propriedades biológicas que propiciam a aniquilação do vírus Blue, se devidamente ativadas, através de um esforço superior na batalha. O Alto Conselho da segunda Terra ponderou que os adormecidos fossem fundidos com as suas armaduras de combate, no interesse de associar os anticorpos das células B com um cérebro informático. Contudo, a ativação das células B e o seu desenvolvimento ao longo do tempo, principalmente com o aprimoramento das habilidades ofensivas dos adormecidos, levará a que estes se convertam, de forma paulatina, em Blues - portanto, Yuji deixara de ser um humano comum
No entanto, esta reviravolta será mais notável com Tony, um dos soldados adormecidos da Segunda Terra, que assume uma posição hostil contra os habitantes desta, procurando eliminá-los, sendo inclusivamente capaz de controlar os Blue, enviados para as respetivas estações espaciais. A mente de Tony ficou controlada pelas suas células B, que se tornaram mais tempestuosas e coube à equipa pará-lo, a qual incluía Yuji e Marlene.

Tony, contudo, afirma que as células B foram concebidas pelos terráqueos, como uma tentativa de contrariar o aumento desmesurado do volume demográfico mundial, sendo que os Blue foram uma estratégia que pretenderia estabelecer como que uma eugenia, presente na Segunda Terra, em que o volume populacional é evidentemente menor e mais controlável. Deste modo, Tony afirma-se como sendo o novo Messias, portanto, o reformador da humanidade
Posteriormente, mesmo com a derrota de Tony,  as células B não deixaram de ser uma ameaça, pelo que Yuji irá instalar-se na Terra, juntamente com um grupo de voluntários da Segunda Terra e, evidentemente, com Marlene. Ocorre um processo de extinção natural com os Blue, uma vez que, tendo sido a raça humana quase totalmente varrida da Terra (tanto morta como evacuada para a estação espacial), a missão natural dos Blue desaparece, pelo que estes estarão destinados a desaparecer e a dar lugar a novas formas de vida.


Imagens:






Existe um vídeo extremamente conveniente no Youtube, que contabiliza o número de Blues mortos por Yuji e Marlene, o que finaliza perfeitamente esta postagem:

 

Poderão ver este anime completo, legendado em pt-br no site Animalog.

Sem comentários:

Enviar um comentário