sexta-feira, 24 de setembro de 2021

210- Jin Roh: The Wolf Brigade

Ora viva.

Antes de dar início à análise do anime, tenho duas coisas para vos comunicar. A primeira é que este será o último anime catalogado no blogue, em 2021. Este ano, estivemos um pouco mais parados na nossa atividade, algo que se deve ao facto de eu ter passado o verão a dar conta de uns afazeres pessoais, daí que acabei por despriorizar o blogue. No entanto, analisámos uns quantos animes que achei genuinamente interessantes, de temáticas distintas, alguns mais recentes e outros mais datados, mas que se constituem como autênticos clássicos. Espero que os animes analisados deste ano, juntamente com a publicação da história dos animes violentos, tenham sido do vosso agrado!

A segunda é que não consegui terminar de endereçar as etiquetas em todos os animes já catalogados no blogue. Salvo erro, estou, de momento, na casa dos 60 e demorei-me um pouco mais porque quis também atualizar as imagens indisponíveis nas páginas de alguns animes e corrigir o seu conteúdo escrito, a nível ortográfico. Esporadicamente, virei cá ao blogue, para fazer mais algumas atualizações pontuais nas publicações que ainda não foram revistas.

Portanto, com o anime nº210, despeço-me, provisoriamente, de vós, do outro lado da tela e cá estaremos, novamente, em 2022. No caso de quererem manter contato por outro meio além do Blogger, podem também chegar até mim através do meu perfil do MyAnimeList.

Avancemos agora para a análise deste anime.

Jin-Roh: The Wolf Brigade é um filme de anime lançado em 2000, que se desenrola num cenário histórico alternativo, decorrente no Japão do pós-Segunda Guerra. No seguimento da ocupação estadunidense do Japão, que teve, como objetivo, ajudar a reconstruir um país dilapidado pela guerra, o governo japonês conseguirá já reerguer o seu exército e as forças policiais, com vista à manutenção da ordem e da paz. Simultaneamente, os japoneses engajaram numa política robusta de desenvolvimento económico que, apesar dos benefícios que trouxe, deu também origem à massificação do desemprego e das migrações interregionais, conduzindo ao descontentamento e consequente revolta da população e ao acréscimo da criminalidade violenta. Não tardou até que os segmentos mais afetados da população japonesa se juntassem no combate às forças governamentais, pretendendo, através do uso da força, dar início a uma nova mudança política para melhor.

As facções anti-governamentais eram de tal forma bem arregimentadas e agressivas que o Estado Japonês optara por estabelecer uma nova força de polícia militarizada: a Organização da Polícia da Capital, também conhecida como Kerberos, destinada a combater os rebeldes. Mas não foi por isso que os amotinados se reprimiram - bem pelo contrário, realocaram-se para os esgotos da cidade, onde estabelecem as suas bases e realizam tráfico de armas. Rapidamente, assiste-se a um novo cenário de destruição, em que ocorre uma guerra aberta entre o Kerberos e as forças anti-governamentais, agora remodeladas num exército de guerrilha conhecido como Secto. Todavia, isto não fica por aqui, pelo que as forças policiais locais rivalizavam com as do Kerberos, uma vez que a presença destas no seu lugar tornava-as, efetivamente, obsoletas, perante a ameaça que o Secto representava.

É no meio deste cenário belicoso que se encontrará o nosso protagonista, Fuse Kazuki, um jovem militar vinculado ao Kerberos. Durante uma missão no subsolo, Fuse depara-se com Nanami Agawa, uma menina terrorista do Secto. a detonar uma bomba, com o intuito de o matar, mas que acaba apenas por matá-la a ela. Fuse ficara profundamente traumatizado com este evento e, devido ao facto de não ter agido em conformidade com a conduta militar, é aposentado das suas funções e submetido a um processo de retreinamento. Pouco depois, Fuse irá conhecer Kei Amemiya, uma jovem mulher que se dizia irmã de Nanami, que se torna bastante próxima dele, começando, até mesmo, a apaixonar-se por ele. No entanto, Kei era, de facto, uma espia vinculada à polícia local.

O evento ocorrido no subsolo com Fuse constituiu um golpe profundo na reputação do Kerberos, que teve a sua credibilidade questionada pelas forças da polícia local. Por sua vez, estes começarão a encarregar indivíduos com a missão de eliminar os integrantes do Kerberos e é neste contexto que alguns elementos deste regimento se agregam numa nova unidade secreta de combate à polícia local - a Brigada dos Lobos, da qual Fuse também fará parte.


Imagens:

 

Vídeo:

 
 
 
Podem assistir o filme completo, legendado em português, no site AnimesOnline.

5 comentários:

  1. Obrigada pelo trabalho, conheci muitos animes por aqui <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado também pela sua apreciação positiva! Continue connosco, que novos animes serão apresentados no próximo verão.

      Eliminar
  2. Olá, procurando informações sobre gore anime encontrei seu blog, você conhece a história de saki sanobashi, um suposto gore anime com estilo dos anos oitenta que basicamente trata de garotas trancadas em um banheiro sem portas e elas começam a se matar? uma das meninas tem cabelos brancos, muitos acham que não existe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, perdão pela demora na resposta, só vi o comentário agora.
      Sim, conheço o Saki Sanobashi e estive a acompanhar a investigação que os internautas andaram a fazer, mas parece-me que não resultou em nada.de concreto. Já li algumas publicações a afirmar que esse anime não existe, que era uma invenção da internet, mas ainda há algumas pessoas a fazer pesquisas a profundo e à espera que algo surja à superfície. Fiquemos a aguardar que alguma coisa apareça, eventualmente.

      Eliminar