sábado, 24 de julho de 2021

203- Jujutsu Kaisen

Jujutsu Kaisen é um anime recente, lançado entre 2020 e 2021, e é uma das mais bem aclamadas séries de animação japonesa dos últimos tempos. A história é protagonizada por um jovem estudante de Tóquio chamado Itadori Yuuji. Juntamente com os seus colegas, Iguchi e Sasaki, Itadori é membro do Clube de Pesquisa em Fenómenos Psíquicos, um clube estudantil extracurricular, cuja temática se centra em torno do paranormal e do ocultismo. Fora da escola, Itadori visita a sua última família que lhe resta - o seu avô, em fase terminal, internado no hospital.

Pouco depois do falecimento do seu avô, Itadori é visitado por um misterioso rapaz, chamado Fushiguru Megumi, que procurava por um objeto amaldiçoado, da forma de um pequeno amuleto, embrulhado em papel, que estava na posse de Itadori. Estes objetos amaldiçoados, embora aparentemente inofensivos para a maior parte das pessoas, são artefactos perigosos, que estão por detrás de milhares de mortes misteriosas e desaparecimentos de pessoas, que ocorrem anualmente no Japão. Destes objetos amaldiçoados, desamarram-se umas criaturas monstruosas e malignas, conhecidas como Maldições. Estas Maldições surgem através da acumulação de energia negativa dos Homens, como a vergonha, ódio e o remorso. 

A energia negativa é primordialmente presente em locais como escolas ou hospitais. Por este motivo, a maior parte das escolas japonesas armazena um amuleto, que concentra todas essas energias negativas - amuleto esse que, com a acumulação dessas emoções, se converte num objeto amaldiçoado, fonte das Maldições que recaem sobre os Homens. O contato humano com esses objetos amaldiçoados resulta, na morte ou no desaparecimento das pessoas que os possuíam consigo.

Estes objetos são enroscados com um selo que evita que a maldição se liberte. Todavia, à medida que o tempo passa, o selo vai-se deteriorando, pelo que as suas capacidades protetoras são paulatinamente desgastadas, propiciando a aglomeração de novas maldições dentro de si, à espera da oportunidade para serem soltas.

O objeto amaldiçoado que Itadori trazia consigo e que tinha deixado aos seus colegas do Clube era um dedo de Ryomen Sukuna. Reputado como o "rei das maldições", Sukuna era um feiticeiro maligno que existiu há cerca de mil anos antes da era presente e tinha os seus vinte dedos espalhados pelo Japão, todos eles convertidos em objetos amaldiçoados. Ao comer esse dedo, o consumidor adquire uma energia amaldiçoada mais poderosa do que as comuns maldições. De volta ao colégio, juntamente com Fushiguru, Itadori vê os seus amigos em perigo de vida e uma enorme Maldição ameaçadora. Por forma a travá-la, Itadori come o dedo amaldiçoado. 

Pela sua capacidade de conter e até mesmo de domesticar a maldição dentro de si, Itadori converte-se naquilo que os feiticeiros de Jujutsu denominam de um recetáculo. Por ser o hospedeiro de Sukuna, Itadori será condenado à morte; mas devido às suas capacidades enquanto recetáculo, a sua pena de morte é adiada, até se juntarem todos os dedos de Sukuna, de forma a aprisioná-lo por completo. Também devido as estas suas capacidades quase únicas, Itadori ingressará no Colégio Técnico Metropolitano de Jujutsu de Tóquio, para aprender a dominar as artes mágicas de utilização e contenção da energia amaldiçoada - aquilo a que se denomina de "Jujutsu". Neste contexto, a magia amaldiçoada será primacialmente usada para realizar exorcismos, através dos quais se destroem as Maldições. À saída do Colégio, os estudantes serão já feiticeiros Jujutsu autónomos, capazes de eliminar Maldições dos mais variados níveis.

As Maldições diferem entre si pelos seus níveis, que vão desde o nível 4 (o mais baixo) para o nível 1 e para o nível especial (o mais elevado). O nível das Maldições traduz-se não só na quantidade de energia amaldiçoada que possuem, mas também pela sua capacidade de agir inteligentemente - ou seja, a sua versúcia, na medida em que são capazes de colocar o feiticeiro Jujutsu numa situação problemática no momento de agir. Por exemplo, Maldições de nível especial podem fazer de outros humanos reféns, por forma a alojar-se nos seus corpos.

Esta escala de níveis também se aplica aos feiticeiros Jujutsu, pelo que os feiticeiros são enviados para exorcizar maldições equivalentes ao seu nível. Um outro fator que diferencia os feiticeiros uns dos outros são as suas habilidades individuais. Por exemplo, Itadori conjuga o uso de energia amaldiçoada com a sua força física sobrehumana. Fushiguru tem a capacidade de capitalizar a sua energia amaldiçoada para invocar Shikigamis, que são conhecidos como "Maldições familiares", na medida em que são usados pelos feiticeiros Jujutsu para atacar as Maldições malignas. Os Shikigamis têm, geralmente, a forma de animais, conforme o caso dos Cães Divinos e Orochi (um ser serpentiforme), todos estes invocáveis por Fushiguru.

Os feiticeiros Jujutsu caloiros de Tóquio - Itadori, Fushiguru e Nobara Kugisaki, uma colega de ambos - são tutorados por Gojou Satoru, professor de magia no Colégio. São denominados de "caloiros" por se encontrarem, obviamente, ainda no primeiro ano de escolaridade e, naturalmente, pertencem a classes mais baixas que os seus colegas de anos superiores.

Gojou ensinará a Itadori, a mais recente adição ao Colégio, a controlar a sua magia amaldiçoada e a aprender conhecimentos básicos de Jujutsu. O lançamento de energia amaldiçoada é o processo básico do Jujutsu. A partir daqui, é possível realizar encantamentos, ao canalizar-se a energia amaldiçoada para um determinado objetivo. Desta forma, os encantamentos são de um leque bastante mais abrangente, que tem como base a energia amaldiçoada. A capacidade de exercer encantamentos depende diretamente das capacidades inatas do indivíduo, algo que, originalmente, Itadori não possuía consigo. Todavia, com Sukuna no seu corpo, ele eventualmente irá adquirir a capacidade de realizar encantamentos à medida que vai recolhendo os seus dedos, deste modo, incorporando as propriedades mágicas que este possui. Ademais, a utilização de energia amaldiçoada é somente possível com a presença de emoções negativas, como o medo, a raiva, entre outras que acima já referimos.

Existem também algumas técnicas mais generalizadas, para feiticeiros do mesmo nível. Por exemplo, a Expansão de Domínio é uma tática que somente pode ser utilizada por feiticeiros de nível máximo, através da qual se isola um local do exterior, por forma a aprisionar o oponente, além de tornar infalível todo e qualquer golpe lançado pelo utilizador.

Além disso, os feiticeiros podem efetuar um pacto. Isto consiste na capacidade do feiticeiro em otimizar a sua energia amaldiçoada, de maneira a poder contê-la e utilizá-la com maior potência quando necessário. Deste modo, evitam gastos de energia e podem aproveitá-la, ao máximo, consoante as conveniências do momento.

 

Em suma, Jujutsu Kaisen é um anime excelente, que merece a boa reputação e popularidade que possui. Embora inicialmente abuse um pouco de uma comédia relativamente bronca, com o passar do tempo, a trama vai-se desenvolvendo lindamente, tornando-se mais intrigante a cada episódio. De destaque também o excelente trabalho que a equipa de produção fez, ao dar-nos um vislumbre bastante detalhado sobre o passado de algumas das personagens mais relevantes do anime, estando, assim, sujeitas a um notável e permanente processo de desenvolvimento. Finalmente, há que dar conta da magistralidade da arte, principalmente patente nas cenas de ação e de luta.


Imagens:

 

Vídeo:

 

Poderão assistir o anime inteiro no site MeusAnimes.

Sem comentários:

Enviar um comentário