segunda-feira, 12 de julho de 2021

201- Sword Art Online: Alicization

 

Ora viva, amigos. Como prometido, estou de regresso, com mais uns animes violentos para partilhar convosco. Trago-vos, em primeiro lugar, um anime bastante bem conhecido e épico, que muitos de vós certamente já conhecerão.


Sword Art Online é, sem sombra de dúvidas, um dos mais preponderantes e famosos animes destes últimos tempos. Esta publicação é dedicada somente à saga "Alicization", uma vez que esta apresenta conteúdo gráfico violento, e não às duas temporadas precedentes. No entanto, não consideraria correto avançar para esse nível sem primeiro dar a conhecer um pouco sobre a base do anime que apresentaremos de seguida.

Sword Art Online (ou SAO, para facilitar), é o nome de um jogo de realidade virtual lançado em 2022, que se desenrola no fictício mundo de Aincrad, onde os jogadores se aglomeram e fazem aquilo que é comum ocorrer em jogos deste género: lutar, individual ou coletivamente (em duplas ou guildas, por exemplo), derrotar os chefes dos níveis, de modo a avançarem para o patamar seguinte, colectar objetos importantes, como cristais de teletransporte (que permitem ao jogador escapar de uma situação adversa) e produzir e aprimorar o seu armamento. Essencialmente, é o jogo que qualquer amante de MMORPG e de realidade virtual adoraria jogar, em algum momento da sua vida. 

Um desses jogadores é o nosso protagonista, Kazuto Kirigaya, mais conhecido como "Kirito", que foi um dos seleccionados pela empresa desenvolvedora de SAO, para experimentar a primeira versão do jogo, conferindo-lhe um avanço e conhecimento elevado sobre o mesmo, em comparação com os jogadores que virão de seguida. SAO é jogável com o sistema NerveGear, que efetua a conexão dos jogadores com o mundo virtual de Aincrad, através de uns capacetes próprios que se ligam diretamente aos seus cérebros, permitindo-lhes uma adaptação ao ambiente virtual a todos os níveis da sensibilidade humana - aquilo a que se denomina de "sistema de imersão".

Quando tudo parecia estar bem encaminhado, Kayaba Akihiko, o fundador de SAO deliberadamente remove, aos jogadores, a opção de encerrar sessão, prendendo-os em Aincrad. Para escaparem de Aincrad, os jogadores deverão ultrapassar todos os níveis do jogo. Todo este processo deverá ser meticulosamente executado, uma vez que os jogadores mortos em Aincrad morrerão também na vida real.


Sword Art Online: Alicization é o título da terceira temporada da homónima série de anime. Desenrola-se em 2026, quando as tecnologias de inteligência artificial e de imersão da mente humana em um mundo virtual notarão um impressionante aprimoramento. Kirito começou a trabalhar para uma empresa de desenvolvimento de inteligência artificial chamada Rath, que está a conceber uma "tecnologia de tradução de alma", também conhecida como Soul Translator. Este aparelho entra em contato direto com o cérebro humano, ao enviar, para umas estruturas cerebrais conhecidas como "Fluctlights", as informações sensoriais que pretende que a pessoa sinta no mundo virtual. Os Fluctlights são canos ocos que ligam todas as células nervosas entre si e por onde passa luz - é nestes túbulos que, segundo a Rath, reside a alma humana, a qual deve ser necessariamente contatada para que essa tecnologia de imersão funcione.

Esta empresa recorre a um modelo de criação de inteligência artificial que procura gerar inteligência própria, o que se fará através da replicação de almas de bebés recém-nascidos, num empreendimento intitulado de Projeto Alicization. Depois, estas serão inseridas num ambiente virtual que possui as condições perfeitas para o seu desenvolvimento inteletual, em nada mais, nada menos que num mundo de VRMMO (VR = virtual reality, realidade virtual em inglês + MMO = Massively Multiplayer Online, ou seja, num ambiente como o de Sword Art Online). A preferência por almas de bebés advém do facto de que as almas de pessoas cognitivamente desenvolvidas não eram viáveis para este projeto, dado que já detinham inteligência própria, previamente construída. Este projeto foi desenvolvido como uma simulação de um processo de construção civilizacional, orientado para fins de cariz militar, verificando-se um aperfeiçoamento considerável dessa civilização, de uma maneira que analisaremos melhor mais adiante.

Neste mundo virtual, a que se dá o nome de Underworld, Kirito é um jovem nascido e criado na modesta vila de Rulid, onde reside com os seus melhores amigos: Eugeo e Alice. Juntos, conviviam e exploravam o mundo em seu redor, que fazia parte do Império dos Humanos, o qual compreende um vasto território que, segundo o folclore de Underworld, fora criado pela deusa Stacia, sendo, conforme o nome indica, reservado aos Homens. Este território era administrado pela Igreja do Axioma, a qual estabelecera a sua legislação e normas de conduta, que obtiveram corpo jurídico com o concebimento do Código dos Tabus. Este documento postulara um conjunto de leis e normas rígidas, destinadas a manter a ordem no Império dos Humanos, que tinham de ser rigorosamente cumpridas pelos seus habitantes. Estas leis eram reforçadas pelos Cavaleiros da Integridade, um corpo militar vinculado à Igreja do Axioma, que também era responsável pela garantia da defesa do Império, principalmente, contra o Território Negro.

O Território Negro é, conforme explícito no seu nome, uma vasta região onde residem seres que constituem uma ameaça à vida humana - desde feiticeiros negros a goblins e orcs. Como tal, é expressamente proibido, para os humanos, cruzar a fronteira com esse território. Este é um crime punível com a pena de morte do infrator e será uma situação destas que irá impulsionar toda a trama desta nova temporada de SAO. Durante uma exploração, Alice acidentalmente cruza a fronteira com o Território Negro e, brevemente, é julgada e levada por um Cavaleiro da Integridade, para a sede da Igreja, a Catedral Central, onde será punida com a morte.

Quando Kirito finalmente desperta para o mundo real, o nome "Alice" ainda lhe paira pela cabeça, algo que, à partida, não deveria ocorrer, dado que as memórias dos indivíduos imersos neste mundo virtual são bloqueadas, quando entram e saem do mesmo. Mais tarde, quando levava Asuka até casa, deparou-se com um conhecido adversário, Kanamoto Atsushi, mais conhecido como Johnny Black, um antagonista que já aparecera nas temporadas anteriores. Este apunhalara Kirito gravemente com uma arma, pelo que teve de ser imediatamente transportado para o hospital. Mas as suas injúrias eram graves demais para serem tratadas em serviços de saúde normais e, pelo seu estado de sono profundo em coma, Kirito é transportado para uma base marítima da Rath, sitiada no Oceano Pacífico, denominada de Ocean Turtle.

Kirito acordará em Rulid, novamente, mas com as suas memórias do mundo exterior intatas. Tanto que, posteriormente, começará a integrar algumas técnicas de espada que usara em Aincraid no novo mundo em que se encontra, batizando o seu leque de táticas como o "estilo Aincraid". Kirito encontra-se com Eugeo, já anos após o sucedido com Alice - todavia, nem Kirito nem Eugeo têm memórias um do outro. Kirito também desconhecia Alice e a vila de Rulid, ao contrário de Eugeo, que aí vivera, continuadamente, recordando-se amargamente do sucedido em torno da sua amiga de infância. Eugeo pretendia, acima de tudo, reencontrar-se com Alice e resgatá-la, para a trazer de volta para Rulid, não somente para junto de si, mas também da família que deixara para trás. Eugeo, que tinha, como Propósito (basicamente, um emprego) ser um lenhador, com a função de deitar abaixo um enorme cedro que a sua família de lenhadores tentara cortar, desde há centenas de anos atrás, será auxiliado por Kirito a finalizar o seu pesaroso trabalho, para poder ajudá-lo na sua missão de resgatar Alice. Esta missão envolverá, inevitavelmente, o confronto com os Cavaleiros da Integridade.

Neste mundo novo, os utilizadores poderão monitorizar três elementos presentes no seu painel de informações, que se abre ao executar-se um ademane próprio: A durabilidade, a perícia em controlo de objeto e a perícia no controlo do sistema. 

O controlo de objeto relaciona-se com a capacidade do jogador em manejar, adequadamente, os objetos que possui a seu dispor, nomeadamente, armas, como espadas, conforme nos casos de Kirito e Eugeo. Os níveis de perícia devem ser equilibrados, de maneira a que o jogador consiga fazer uso dos objetos sem grandes constrangimentos, consoante as suas conveniências do momento. Por exemplo, se o nível de perícia for demasiado baixo, o jogador não pode empunhar uma espada reservada a utilizadores de níveis superiores, mas estes também não podem ser muito elevados, pois isto tornará a espada obsoleta para um jogador tão avançado.

Por sua vez, a perícia em controlo do sistema relaciona-se com o uso de magias, que os residentes no Underworld enxergam como sendo dádivas divinas. Naturalmente, um indivíduo com níveis principiantes de perícia só pode fazer uso de magias mais simples. Progressivamente, será capaz de desenvolvê-las, tornando-se capaz de emitir magias de cura para ferimentos mais graves ou que coloquem a vida de uma pessoa em risco. Tal como o Código dos Tabus, as artes sagradas são concebidas pelos elementos de cimeira da Igreja do Axioma.

 

A saga Alicization tem mais duas temporadas, conhecidas como "War of the Underworld". Nesta magnífica continuação da premissa inicial, os Cavaleiros da Integridade tornar-se-ão aliados de Kirito e dos seus correligionários, para defender o Império dos Humanos de um impendente ataque do Território Negro. 

Isto coincidiu com o assalto da Ocean Turtle por elementos de uma organização criminosa conhecida como Glowgen Defense Systems. Estes bandidos procuram apoderar-se da tecnologia de inteligência virtual desenvolvida pela Rath. Alguns dos altos comissários da Glowgen, como o seu chefe, Gabriel Miller, conseguiram iniciar sessão no Underworld, com personagens poderosas, do lado do Território Negro. O seu objetivo era capturar Alice, devido ao facto de esta ser uma entidade de inteligência artificial que superou as expetativas do projeto Alicization, ao quebrar as regras impostas pela sociedade do Império Humano, pelo que Alice será a chave para que os integrantes da Glowgen consigam capitalizar a tecnologia do Soul Translator com vista aos seus criminosos interesses.

No entanto, esta trama coincide com a danificação do Fluctlight de Kirito, após o primeiro arco de Alicization, que redundou na sua imersão em um profundo estado de amorfia. No assomar da guerra, Alice e os Cavaleiros da Integridade preparam-se para enfrentar as tropas do Território Negro, de volume consideravelmente superior, em comparação às do Império Humano. E além disso, com vista a ajudar Kirito e a salvaguardar os humanos de Underworld, irão ingressar, para este mundo virtual, algumas das clássicas personagens de SAO, como Asuna, Klein, Leafa e Shion. Esta foi, sem dúvida, uma excelente estratégia por parte da equipa de produção do anime em revitalizar as personagens da série, ao atribuir-lhes, coletivamente, novos objetivos de uma importância decisiva para o desenrolar do anime, em cooperação com as novas personagens da saga Alicization.


Em suma, Sword Art Online é, sem dúvida, um anime absolutamente esplêndido, recheado de ação e embelezado com uma arte e banda sonora espetaculares. A agremiação de temáticas complexas e interessantes, como as tecnologias de inteligência artificial e o desenvolvimento das relações inter-humanas, sempre adornado com referências múltiplas e metaforizadas a conjunturas de cariz político, social e cultural, foi inteligentemente bem concebida, na medida em que assinala e nos elucida sobre determinados fenómenos que decorrem no nosso quotidiano. Questões como o controlo das massas, a hipocrisia e injustiça das guerras, a ética em torno das inteligências artificiais e a aparentemente inabalável ambição humana pelo poder são temas explorados ao longo do anime, particularmente no arco "War of the Underworld".

Há, no entanto, alguns elementos que poderiam ter sido mais bem trabalhados. Por vezes, as conversações relativas à tecnologia de inteligência artificial engajam numa tal complexidade que dificulta, ligeiramente, o seu acompanhamento por parte de completos leigos na temática. Além disso, em múltiplas ocasiões, durante os cenários de guerra, ocorre aquela situação em que parece estar tudo perdido para as personagens do bem e, na iminência do ataque mortal dos vilões, as personagens boas são auxiliadas por um ataque superpoderoso de um aliado ou pensam nos seus amigos e/ou nos motivos pelos quais estão a lutar e revigoram-se, instantaneamente, para desferir um ataque assombroso ao vilão. Estas são cenas que ocorrem frequentemente ao longo da série, como por exemplo, na batalha entre Kirito e Quinella/Administrator (a pontífice da Igreja do Axioma) ou na luta contra Gabriel Miller.

Independentemente destes momentos de maior incúria, a verdade é que SAO: Alicization não deixa de se apresentar como um anime excelente e merecedor de toda a popularidade e apreciação que detém. É extremamente intrigante e viciante e altamente recomendável a todos aqueles que gostem de animes de ação, com uma ótima história que se prolonga por vários episódios e nunca deixando de parte os elementos mais sanguinários que, a meu ver, vieram a torná-lo numa obra de arte verdadeiramente abastada.


Imagens:

 

Vídeo:


 

Poderão assistir o anime completo, separado por temporadas, no site MeusAnimes. O vídeo abre num novo separador assim que se clica na janela do episódio. Cliquem aqui para assistir ao primeiro arco de Alicization e aqui, para assistirem ao "War of the Underworld".

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