sábado, 17 de julho de 2021

202- Gangsta.

Gangsta. é um anime de 2015, que se centra na cidade fictícia de Ergastulum, onde convivem humanos comuns e Twilights. Os Twilights são seres que nasceram com uma condição clínica especial, por serem descendentes de pessoas que tomaram uma droga de bio-melhoramento, conhecida como Celebrer. Esta droga, outrora utilizada para fortalecer os Twilights em tempo de guerra, tem a capacidade de auferir e estimular habilidades sobrehumanas no seu consumidor, como super-força e maior resistência física a danos corporais graves. No presente, assumem funções de mercenários ao serviço de uma entidade contratante, como a polícia ou a máfia. São vulgarmente conhecidos como "emplacados", devido às plaquetas que carregam ao pescoço. Essas plaquetas ostentam inscrições que identificam a sua força - quanto mais forte é o Twilight, mais alta é a sua categoria. 

Em Ergastulum, residem os nossos protagonistas: Nicholas Brown e Worick Arcangelo, integrantes de uma dupla conhecida como "Faz Tudo". Envolvem-se nos mais variados tipos de serviços, havendo alguns bem mais arriscados que outros, desde a entrega de encomendas à apreensão de drogas e à captura/assassinato de criminosos locais.

Nicholas é um Twilight, que utiliza uma katana como arma e é surdo. Embora seja surdo, Nicholas é dotado de uma visão extremamente apurada, permitindo-lhe compreender as falas das pessoas apenas ao "ler" os movimentos dos seus lábios. É também fluente em linguagem gestual, sendo o seu meio de comunicação preferencial. O exponenciar das capacidades físicas dos Twilights revida-lhes em alguma forma de deficiência física, aquilo a que se denomina de "compensação" - no caso de Nicholas, essa compensação é a surdez.

Worick é descendente da família aristocrata dos Arcangelo, que o tratava abusivamente. Foram assassinados por Nicholas, anos antes do presente. Worick é dotado de uma condição clínica conhecida como hipertimesia, que é caracterizada pela sua capacidade elevada de memória fotográfica, o que lhe permite, com facilidade, identificar pessoas e/ou Twilights vitimados em Ergastulum, sendo, por isso, um importante auxiliador da polícia e da facção pró-Twilight na cidade.

Aos Faz Tudo, juntar-se-á Alex Benedetto, uma prostituta salva por Worick e Nicholas de um proxeneta local. Junto deles, Alex passará a assumir funções de secretária. Alex é frequentemente atormentada por devaneios e memórias nebulosas sobre o seu passado, em consequência da administração consistente de uma droga que era forçada a tomar enquanto prostituta. Esses são os efeitos secundários dessa droga, utilizada por proxenetas, no interesse de tornar as prostitutas forçosamente submissas.

A presença dos Twilights divide a opinião pública e a gestão de interesses dos focos de poder em Ergastulum. Nesta cidade, existem quatro famílias que são responsáveis pela gestão do poder local e na manutenção dos direitos dos Twilights: as famílias Cristiano, Monroe e Corsica e a Guilda Paulklee. Outrora meros mercenários reduzidos a um estatuto quase esclavagista, atualmente, os Twilights gozam de direitos humanos básicos, garantidos pelas Três Leis, que os colocam ao nível dos humanos comuns, denominados de "normais" pelos Twilights. As quatro famílias (também conhecidas como os "Quatro Pais") assumem tarefas distintas, mas complementares na concretização desse objetivo: os Paulklee são responsáveis por fornecer mercenários Twilights consoante as exigências prementes; os Corsica negoceiam o armamento a utilizar; os Monroe cobrem os processos de contratação de Twilights; e os Cristiano providenciam o Celebrer.

No entanto, notam-se alguns litígios entre as quatro famílias no que toca à preservação dos Twilights em Ergastulum. Os Monroe, Paulklee e Cristiano são defensores dos Twilight, enquanto os Corsica assumem uma postura bem mais hostil em relação aos mesmos e aparentam incentivar à guerra contra eles, tendo sido responsáveis pelo assassinato de vários Twilights. Além disso, nos entretantos, surgem misteriosos casos de assassinatos de Twilights na cidade, cometidos por autores desconhecidos. Esta é uma conjuntura que potencialmente trará o caos a Ergastulum, uma vez que a violação sucessiva das Três Leis descredibilizaria a respeitabilidade mútua que deveria imperar na localidade. Com isto, os habitantes das divisionistas facções pró e anti-Twilight compreendem que a cidade está na iminência de uma guerra.

Em suma, Gangsta. parece ter sido uma adaptação um pouco açodada e demasiadamente resumida do mangá homónimo. O anime apresenta uma quantidade densa de personagens e organizações, assim como os seus respetivos passados, em recorrentes analepses, mas que não se consubstanciam em nada de muito concreto, porque não parece ter havido episódios suficientes para as potencializar. Estas analepses cruzam-se com os jogos mentais que se constroem ao longo da série e que aparentam querer direccionar-nos para alguma conclusão. Mas pelos motivos atrás referidos, estas conclusões são-nos puramente incógnitas.

Há, no entanto, um episódio especial, catalogado como sendo o episódio 9.5 da série, também conhecido como "Gangsta. Recap", que oferece um sumário bem elucidativo sobre os residentes e as grandes famílias de Ergastulum, assim como os seus objetivos. É um episódio realmente importante, pois nos permite captar algumas informações que nos possam ter escapado ou que não foram suficientemente explícitas no decorrer da série. Porém, mantém-se a mesma questão do parágrafo anterior pois, mesmo com todo este novo rol de informações, estas não são exploradas da melhor maneira.

Fora isso, Gangsta. apresenta vários pontos positivos: um desenho e animação bastante característica e bem conseguida, uma boa banda sonora e sólidas cenas de luta.


Imagens:

 

Vídeo: 

 

Poderão assistir ao anime no site MeusAnimes. No entanto, só encontrei o episódio especial num site com legendas em inglês, o GogoAnimes - poderão aceder ao mesmo a partir daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário