Basilisk é um célebre anime de temática histórica, cujo enredo se desenvolve no Japão da era medieval, no período de Edo. Balizado pela historiografia entre 1603 e 1868 (data da Restauração Meiji e o fim da instituição do shogunato), o período Edo marca a época em que o Japão esteve sob a alçada do shogunato de Tokugawa, que assumira, efetivamente, a supremacia do poder político no país.
Em Basilisk, os líderes dos clãs rivais de Tsubagakure Iga e do Vale de Kouga Manji foram forçados a assinar um tratado de paz mútuo. Contudo, o Japão permanece dividido entre duas fações, a do príncipe Takechiyo (neto do shogun Tokugawa Ieyasu e representado por Iga) e da princesa Kunichiyo (também neto de Ieyasu, mas representado pelos Kouga), que lutam pela sucessão ao shogunato. Esgotando-se as possibilidades de diplomacia, o shogun determina a sucessão ao shogunato através de uma batalha de ninjas entre os integrantes dos dois clãs. Entrega, a dois ninjas, um de cada clã, dois pergaminhos, em que constam os nomes dos dez ninjas de ambos os clãs, constituindo o grupo vencedor a terceira geração do shogunato. A conjura redundará definitivamente para a guerra com a morte de Ogen de Iga e Danjo de Kouga, os chefes de família dos respetivos clãs, numa luta em que se matam um ao outro.
De facto, a querela entre os dois clãs tem mais de 400 anos de duração. As mais recentes tensões ocorreram durante o governo de Oda Nobunaga (governador do Japão entre 1578-82), a que Kouga se aliara, recebendo carta branca para atacar diretamente o clã de Iga, gerando um sentimento de ódio que permanece aceso, mesmo após a firmação do tratado de paz. Não querendo que o sacrifício dos seus antepassados tenha sido em vão e pretendendo garantir um ajuste de contas mútuo, o conflito militar deverá prosseguir, na perspetiva dos integrantes das duas fações. Assim, o tratado de paz entre os clãs foi finalmente interrompido e a missão de prosseguir com o conflito e assumir a liderança do shogunato porá as famílias dos nossos protagonistas em guerra - Gennosuke de Kouga e Oboro de Iga, que, apesar de serem os novos líderes e herdeiros da família dos clãs, nutrem um profundo amor entre si. Estes ver-se-ão inseridos num cenário à semelhança de Romeu e Julieta, numa situação de amor impossível, na liderança de duas fações militares adversárias.
Cada um dos dez ninjas possui habilidades especiais, demonstradas em luta. Por exemplo, Gyobu de Kouga, consegue fundir-se com paredes e outras superfícies sólidas, enquanto que Nenki de Iga utiliza os seus cabelos longos e extensíveis como braços e pernas, para se deslocar, atacar e agarrar entidades a grandes distâncias. A habilidade de Gennosuke é o Doujutsu - olho mágico -, através do qual utiliza poderes psíquicos para controlo dos movimentos dos adversários, hipnotizando-os para se matarem. Já Oboro, detém a técnica dos Olhos de Desarmar, que, não sendo efetivamente uma técnica ninja, permitem quebrar com a realização de técnicas adversárias, como que paralisando o oponente.
Apesar de possuir uma premissa verdadeiramente interessante e um conjunto de personagens também elas com diversos potenciais para embelezar o anime, este peca principalmente por possuir um elevado contingente de personagens, pelo que uma parte das mesmas surge somente como "carne para canhão", não havendo a oportunidade do expetador poder gerar empatia com eles ou sequer de se recordar da sua existência. Ademais, o anime enrola bastante com diálogos que constantemente plasmam os mesmos assuntos, como a desaprovação do amor entre Gennosuke e Oboro por parte dos membros de ambos os clãs e o interesse destes em exercer a guerra contra o clã adversário, para consumar a sua rivalidade centenária.
Imagens:
Vídeo:
Poderão assistir o anime completo, legendado em português, no site NowAnimes.
Sem comentários:
Enviar um comentário