terça-feira, 8 de setembro de 2020

196- Aru Zombie Shoujo no Sainan

Aru Zombie Shoujo no Sainan é um recente filme de anime, que conta a história de um grupo de alunos universitários, que constituem o Clube de Estudos de Ocultismo. São eles Hiroshi Azuma, Noriko Sudo, Abe Mashiro, Mako Takanashi e Sayaka Kamoshida, que passam as férias de verão nos dormitórios disponibilizados pela universidade. Certa noite, estes infiltram-se, à socapa, na escola, entrando uma sala repleta de objetos misteriosos. Aqui, Sayaka retira, de um cadáver mumificado em um sarcófago de uma menina nobre, uma pedra preciosa e brilhante. Acontece que, pouco depois de o fazer, a menina e a sua emprega, também ela mumificada num sarcófago, renascem: Euphrosyne Studion e Alma, respetivamente. Essa pedra era, de facto, a "pedra da vida", que permite a vida eterna e o rejuvenescimento do portador. Renascendo após 100 anos de sono, Euphrosyne e Alma procuram, a todos os custos, reaver a pedra da vida, pelo que a menina nobre consegue manter-se viva devido à presença de energia residual da pedra no seu corpo. Euphrosyne era filha do barão romano-germânico Studion, que lhe conferira a vida eterna, através da magia.

Será uma questão de tempo até que Euphrosyne e Alma invistam contra os estudantes, no intuito de recuperar a pedra da vida. A energia da pedra proporcionou, à menina nobre, uma força sobre-humana, enquanto que Alma possui a habilidade de se transformar noutra pessoa, se se alimentar de uma parte do respetivo corpo. De modo a garantirem a sua sobrevivência, os estudantes procurarão travar as antagonistas de os eliminar (mas não necessariamente agindo em cooperação mútua).

Numa abordagem geral, este anime enquadra-se no grupo daqueles que são "tão maus que chegam a ser bons". Isto porque as cenas forçadamente violentas e de tentativo terror psicológico redundam na absoluta comédia, pelo facto de serem notavelmente mal concebidas e irrealistas. Desde uma morte por arremesso de uma sanita à cabeça de um dos estudantes, ao facto de um estudante desmembrado, que desesperadamente grita por socorro passar perfeitamente por despercebido na visão periférica de uma outra aluna, a realidade é que o anime não para de surpreender o espetador no que toca a incidentes trágicos, todavia, excecionalmente hilariantes. No meio de tantas outras gafes e incongruências, prendeu-me a atenção aquela em que a antagonista principal é referida como filha de um barão romano-germânico, quando, à data em que era viva, em pleno 1918 (se subtrairmos 100 anos ao ano em que o anime foi lançado), o Sacro Império Romano-Germânico tinha já sido dissolvido, em 1806, na sequência das guerras napoleónicas, para dar origem ao império da Áustria e a uma parcela do reino da Prússia, antecessora direta da atual Alemanha. Ademais, figura-se uma Alemanha relativamente rica e bem ornamentada, no mesmo ano em que findou a calamitosa Primeira Guerra.


Imagens:

 

 

Vídeo: 

 

Poderão assistir o filme legendado em português, na íntegra, no Youtube.

Sem comentários:

Enviar um comentário