sábado, 12 de agosto de 2023

224- Chainsaw Man

Ora viva, do outro lado do ecrã.

Como puderam reparar, ao contrário do que escrevi na publicação anterior (do ano passado), realmente não consegui escrever sobre mais anime nenhum, até agora. O trabalho e os outros assuntos e interesses da vida aparecem agora como prioridade, naturalmente. Mas é claro que não deixaremos o blogue ruir. Tenho alguns animes novos, uns mais recentes, e outros mais datados, alguns dos quais vocês já certamente conhecem.

Um destes é o presente anime, Chainsaw Man. Sem dúvida, um dos mais aclamados animes violentos de 2022, tanto que a febre por entre a comunidade de aficionados de animação japonesa já se fazia sentir meses antes da sua emissão. Mas a questão fundamental é: será que o anime corresponde às maioritariamente positivas expetativas? Da minha parte, não. Mas todos nós temos gostos diferentes, não é?

Então, Chainsaw Man centra-se em torno do jovem Denji e do seu demónio de estimação, Pochita, uma espécie de cachorrinho com cara de serra elétrica. Denji e Pochita possuem um laço de sangue, que os une, desde há muitos anos antes, como companheiros e parceiros na eliminação de demónios. Denji foi, então, contratado como matador de demónios, por parte da Yakuza, como uma forma de ganhar dinheiro. As carcaças dos demónios seriam posteriormente vendidas no mercado negro, mas a verdade é que o dinheiro que Denji recebia era insuficiente para poder manter uma vida digna e normal. Mais, ele devia uma quantia exorbitante de dinheiro, em dívida, a essa mesma organização, herdada do seu pai.

Acontece que Denji vai ser traído e assassinado por parte da Yakuza, que pretendia aumentar a sua dimensão financeira e de poder, tendo realizado também ela um pacto com os demónios. Assim, os caçadores de demónios, como Denji, eram vistos como ameaças às suas ambições de extensão de poder. O que a Yakuza não sabia era que o laço que unia Denji e Pochita transcendia a morte, resultando na fusão de ambos na figura do Chainsaw Man. Isto, porque os demónios podem apoderar-se do corpo de humanos, tomando o seu coração. Assim, Denji tornou-se num novo ser, de grande agilidade e força física, que faz uso do seu novo poder (as serras que brotam do seu corpo, um resquício da presença de Pochita) para exterminar os seus adversários.

E será após um confronto com um grupo de demónios aliados à Yakuza que Denji será encontrado por parte da Segurança Pública. Esta é uma instituição destinada ao combate a demónios, que recruta Denji, considerando as suas singulares habilidades de luta. Isto tudo, em troca de bom pagamento e uma vida com a mínima dignidade, conforme ele sempre quis.

Aquilo que até parecia ser um enredo minimamente promissor, rapidamente derroca em virtude do tipo de personagens que lá existe, principalmente o próprio protagonista, que parece renunciar qualquer forma de racionalidade em virtude dos seus desejos eróticos submissos a toda e qualquer personagem feminina da série, que aparecem como uma espécie de dominadoras que para mais nada parecem ter jeito. Como se tivessem sido apenas programadas para isso. Será que o Chainsaw Man já previa a histeria do Chatgpt?


Imagens:

 

Vídeo:


Podem ver o anime completo no AnimesDigital.

Sem comentários:

Enviar um comentário