terça-feira, 10 de agosto de 2021

206- Baki

O anime de que hoje falaremos é uma das sequências da famosa série Baki the Grappler. Esta nova produção, que tem a sua génese em 2018, mantém alguns elementos cruciais da série, mas arquitetados em torno de um novo e promissor enredo, que abordaremos em seguida. Destaca-se também pela sua magnífica animação e por apresentar boas doses de cenas violentas, algo que tornou esta temporada da série Baki elegível para entrar neste blogue.

Para aqueles que desconhecem a série original, Baki Hanma é um jovem de 17 anos, exímio nas artes marciais, pelas quais nutre uma paixão inabalável desde tenra idade. A sua especialidade é a luta, pelo que incorpora no seu repertório as mais variadas técnicas de combate das múltiplas artes marciais que existem no mundo: desde o kung fu e karaté à luta livre. O seu objetivo primacial é derrotar o seu pai, Yuujirou Hanma, globalmente reputado como "o homem mais forte do mundo", mas que recorre à sua perícia e técnica para fazer o mal. Nesta série de 2018, Baki mantém esse mesmo objetivo. Porém, é confrontado com uma situação que, para já, o fará redefinir as suas prioridades.

Baki é visitado, na sua escola, por Tokugawa Mitsunari, anfitrião dos torneios de artes marciais que decorreram ao longo da saga. Desta vez, Tokugawa traz-lhe as notícias da fuga de cinco criminosos, outrora instalados em prisões de elevada segurança em redor do mundo, altamente perigosos e condenados à morte, que escaparam das suas celas e se dirigiram a Tóquio, simultaneamente. São eles Dorian (EUA), Speck (EUA), Doyle (Reino Unido), Sikorsky (Rússia) e Yanagi Ryuukou (Japão), todos eles profundamente instruídos nas artes marciais e capazes de realizar técnicas menos conhecidas, mas extremamente letais, banidas das competições desportivas convencionais. Estes criminosos pretendem encontrar-se com os mestres das artes marciais, no intuito de "conhecerem o sabor da derrota" e desempenham aquilo que Tokugawa refere como as "artes marciais sombrias", contrastantes com as "artes marciais brilhantes", desempenhadas por Baki e os seus correlegionários.

Conforme subentendido no parágrafo anterior, Baki não estará sozinho na impendente guerra contra estes criminosos - será coadjuvado por outro pessoal já seu conhecido, também eles distintos utilizadores das artes marciais, focadas para qualquer modalidade de luta, que inclusivamente envolva combates brutais até à morte. Kaoru Hanayama, o líder das yakuza, o karateca Doppo Orochi e Katou Kiyosumi, um dos seus mais fiéis estudantes, são algumas das personagens que serão revitalizadas nesta nova temporada, sendo presenteadas com várias oportunidades para brilharem, em violentíssimos combates de onde ninguém sairá incólume.

No entanto, apesar deste promissor e interessante enredo, a realidade é que o anime não progride tão bem quanto começa. Eventualmente, torna-se bastante aborrecido, em parte, devido às constantes analepses que ocorrem ao longo do mesmo, sendo estas quase que colocadas aleatoriamente e múltiplas vezes, ao longo de cada episódio, o que acaba por romper um pouco com o traço de enredo que se construíra desde início. Ao fim de alguns episódios, o desfecho das lutas torna-se bastante previsível e, além disso, a resistência física impenetrável de algumas das personagens, exagerada até mesmo para pessoas com força sobre-humana, acaba por tornar os combates extremamente maçadores. Além disso, toda a atmosfera do anime, após um certo número de episódios, perde totalmente o seu encanto e interesse. Talvez esta seja apenas a minha impressão negativa - certamente que vocês, do outro lado, poderão apreciar este anime na sua totalidade.


Imagens:


Vídeo:


Poderão assistir o anime inteiro no site MeusAnimes.

2 comentários: