sexta-feira, 18 de março de 2016

155- Usagi ga Kowai


Um curto anime experimental, que é iniciado numa referência escrita a uma citação do cozinheiro e advogado francês Jean Anthelme Brillat-Savarin, que admite que os hábitos alimentares de uma pessoa são intervenientes diretos nos seu sonhos, principalmente os derivados da carne. E a história deste anime passa-se dentro de um sonho de uma mulher em que ela se encontra num quarto com dois coelhos, sentada junto a uma mesa e com uma venda nos olhos. Os dois coelhos jogam um jogo de tabuleiro tradicional, com bonequinhos e a cada jogada, a imagem representada na área onde o boneco se encontra demonstra aquilo com que a mulher será alimentada (fruta, carne, etc.). Após cada jogada, um dos coelhos dá, à mulher, a comida respetiva ao resultado que obteve. Se ela tiver comido aquilo que desejava, iria expelir um dado pela boca, que permitiria a continuação do jogo.
A determinada altura, os coelhos chegaram a uma quadrícula com o nome de "rifle" (espingarda) e aí, um deles colocou uma maçã no topo da cabeça da mulher. O coelho que tinha a espingarda disparou no seu colega, matando-o. Aproveitando-se do cadáver do animal, o coelho deu de comer, à mulher, pedaços do mesmo, só que agora, ela não expeliu o dado. O coelho não entendeu a razão pelo qual o dado não saiu, portanto, (possivelmente) julgando que a mulher se tinha engasgado ao tentar expeli-lo, ele experimentou métodos para que ela pudesse cuspi-lo. Não obtendo nenhum resultado, o animal decapitou a mulher e começou a agitar a sua cabeça, com esperanças de que o dado saísse. Foi só dessa maneira que o dado caiu, das goelas da mulher...e aí, ela acorda.
A história deste anime pode ter diversificadas interpretações. A minha sugere que aqui é demonstrada uma inversão de papéis entre animais e humanos, numa dimensão transcendental, em que os coelhos são dotados de raciocínio e o ser humano, neste caso, a mulher, é uma criatura irracional que não entende o que se passa à sua volta (tendo em conta que a venda serve de metáfora para ilustrar a irracionalidade). Então, os coelhos exercem determinadas experiências na mulher, chegando um deles ao ponto de a matar, por via da necessidade de uma resposta para uma incompreensão legitimamente retardada, tal e qual como ocorre, atualmente, nos laboratórios científicos, em que os animais são vítimas de múltiplas experiências, na sua maioria, realmente hediondas e insanas.
Aqui estão as imagens sangrentas:

O anime inteiro pode ser assistido no Youtube, através de um clique na palavra aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário